Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5733
metadata.dc.type: TCC
Title: Ortografia: a ocorrência de desvios em uma sala do 3° ano de Ensino Médio
Authors: Reis, Wellington Miranda dos
metadata.dc.contributor.advisor: Kuwae, Luíza Hiroko Yamada
Abstract: A ortografia é a parte da gramática responsável pela grafia correta das palavras. Baseada na norma culta da Língua Portuguesa, pode ser encontrada nas gramáticas normativas e nos dicionários. O ensino de Língua Portuguesa enfrenta problema que, dia após dia, torna-se comum nas salas de aula do ensino regular. O professor parece limitar-se, no momento em que o aluno comete um erro de português em sua produção, a fazê-lo reproduzir por diversas vezes a palavra, sem mostrar a grafia correta e o porquê de seu desvio estar inapropriado para a situação. Este trabalho tem por objetivo identificar os desvios mais recorrentes nas produções dos alunos de uma escola pública do Distrito Federal. Para tal fim, a modalidade de pesquisa adotada foi a qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos de 3° ano do Ensino Médio e uma observação em sala de aula de 50 minutos. Os resultados da pesquisa mostraram que o ensino de ortografia tem que ser repensado nas escolas, de modo a ajudar o aluno a ter um maior cuidado para não cometer desvios que o prejudiquem futuramente e os professores de língua portuguesa têm que repensar a forma de trabalho nas escolas públicas, pensar no erro não como falha e, sim, concebê-lo como fonte instrumentador de uma análise e fazê-lo refletir por meio dos desvios que os próprios alunos cometem.
Keywords: Ensino
Língua Portuguesa
Produção textual
Ortografia
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/5733
Issue Date: 24-Jul-2014
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21137856.pdf3.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.