Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5739
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O desenvolvimento da oralidade na disciplina de Língua Portuguesa no terceiro segmento da educação de jovens e adultos |
Authors: | Brito, Thassia Solrac Souza Said D’Oliveira de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Mól, Rafaela Nunes Marques |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo principal investigar como a oralidade é desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos, do terceiro segmento, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola pública do Distrito Federal. Tal problemática surgiu ao ser analisada a questão temporal desta modalidade educacional: metade do tempo do ensino regular (18 meses). Observando que a oralidade é abordada por várias vezes nos objetivos gerais e específicos do Currículo em Movimento da Educação Básica – Jovens e Adultos, buscou-se analisar se a teoria é praticada em campo. Para embasamento teórico, foi utilizada pesquisa bibliográfica nas áreas de Linguística, Sociologia, Pedagogia, História e documentos legais, dando suporte para identificar a problemática em campo. Após todos os dados colhidos em campo (por meio da entrevista, questionário e observação), compilados e analisados, pôde-se perceber que, devido ao curto espaço de tempo, desmotivação da professora, cansaço dos estudantes e descaso da escola, a oralidade na prática é negligenciada e contradiz o que é explicitado nas diretrizes dessa modalidade, gerando uma cadeia de problemas sociais. |
Keywords: | Educação Oralidade Currículo |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5739 |
Issue Date: | Jun-2014 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20974105.pdf | 471.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.