Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5747
metadata.dc.type: TCC
Title: O preconceito linguístico e sua relação com a aprendizagem de alunos do 7º ano
Authors: Maciel, Lorraine de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Mól, Rafaela Nunes Marques
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo verificar a interferência do preconceito linguístico na aprendizagem de alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada em Planaltina - DF. Tal objetivo surgiu ao notar-se na matéria de língua portuguesa um enfoque ao ensino tradicionalista, fator que centraliza a gramática normativa, tratando-a como se fosse a única forma correta, desprezando, assim, as demais variedades linguísticas, o que vai acarretar no preconceito linguístico com relação às demais variedades, que são classificadas como erradas perante a norma padrão. A partir deste fato, surgiu a pergunta que deu norte a esta pesquisa: o preconceito linguístico interfere na aprendizagem de alunos do 7º ano do ensino fundamental? Para se chegar a essa resposta, foram utilizados como métodos a pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, sendo realizada por meio de observação, entrevista e grupo focal. O resultado da pesquisa foi promissor, pois trouxe bastante contribuição com relação ao objetivo principal do trabalho, comprovando que realmente há uma interferência do preconceito linguístico no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Keywords: Variedade linguística
Preconceito linguístico
Ensino de língua materna
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5747
Issue Date: 2014
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc completo.pdf218.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.