Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5747| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | O preconceito linguístico e sua relação com a aprendizagem de alunos do 7º ano |
| Authors: | Maciel, Lorraine de Souza |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Mól, Rafaela Nunes Marques |
| Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo verificar a interferência do preconceito linguístico na aprendizagem de alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada em Planaltina - DF. Tal objetivo surgiu ao notar-se na matéria de língua portuguesa um enfoque ao ensino tradicionalista, fator que centraliza a gramática normativa, tratando-a como se fosse a única forma correta, desprezando, assim, as demais variedades linguísticas, o que vai acarretar no preconceito linguístico com relação às demais variedades, que são classificadas como erradas perante a norma padrão. A partir deste fato, surgiu a pergunta que deu norte a esta pesquisa: o preconceito linguístico interfere na aprendizagem de alunos do 7º ano do ensino fundamental? Para se chegar a essa resposta, foram utilizados como métodos a pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, sendo realizada por meio de observação, entrevista e grupo focal. O resultado da pesquisa foi promissor, pois trouxe bastante contribuição com relação ao objetivo principal do trabalho, comprovando que realmente há uma interferência do preconceito linguístico no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. |
| Keywords: | Variedade linguística Preconceito linguístico Ensino de língua materna |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5747 |
| Issue Date: | 2014 |
| Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Tcc completo.pdf | 218.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.