Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5798
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise das cartas da obra Capitães de areia e a construção identitária dos meninos de rua
Authors: Sena, Washington Luiz de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Cabral, Débora
Abstract: É no envolvimento do discurso com outros elementos das práticas sociais, ou seja, nos textos em circulação que se evidenciam aspectos ideológicos, levando-se em conta os efeitos promovidos por estes, ou seja, os usos que as pessoas fazem da linguagem e dos textos para reproduzir relações de dominação e da hegemonia vigente. Analisar os efeitos e as relações existentes entre discursos, representações sociais na construção de identidades, a partir do ângulo dos modos como se operacionaliza a ideologia é o principal objetivo desta pesquisa. Para tanto, esta pesquisa traz alguns conceitos que nos auxiliarão para o seu alcance, os dados compõem-se das cartas publicadas pelo jornal “Folha da Tarde” na obra “Capitães da Areia de Jorge Amado. Neste contexto, insere-se a pesquisa aqui proposta que segue, principalmente, a ótica da Análise do discurso crítica (ADC), os pressupostos teóricos foram, para a análise do discurso crítica, Fairclough (2001); para ideologia, Thompson (2012); Chauí (2012), na análise identitária, emprego Hall (2006), para representações sociais, Moreira (2000); Moita Lopes (2002). Apoiada na metodologia, qualitativa- documental, conforme Marconi; Lakatos (2003). Os resultados da pesquisa apontam que nos enfoques discursivos, os discursos são constituídos de ideologia, e que ao lado de outras constitui representações para a construção de identidades.
Keywords: Discurso
Representação social
Identidade
Capitães de areia
Jorge Amado
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5798
Issue Date: 2014
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21170211.pdf489.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.