Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5802
metadata.dc.type: Monografia
Title: A prática de leitura nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Authors: Cristiano, Rovyene Lacerda
Abstract: A fim de verificar como os docentes de língua portuguesa intervêm na promoção, na mediação da leitura em sala de aula, conforme o contexto escolar a qual cada um pertence, a presente pesquisa tem por objetivo compreender as ações de dois professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, pertencentes a duas escolas públicas e cidades distintas do Distrito Federal. O material para a análise foi construído por meio de observação das aulas e também pela aplicação de um questionário aos professores regentes. A metodologia adotada para compor esse trabalho foi a pesquisa qualitativa com perspectiva etnográfica. A fundamentação teórica dialoga principalmente com autores como Bortoni-Ricardo (2010), Koch e Elias (2011), Solé (1998), Kleiman (2004), Antunes (2009), entre outros. Na análise de dados, pode-se perceber que foram poucos os momentos incitadores à importância da leitura como prática social na sala de aula. O professor ainda se prende ao uso do livro didático como recurso de ensino das normas gramaticais, os textos não são explorados conforme sua funcionalidade, ou representação social a qual se destina. A mediação do professor como agente incentivador da leitura se restringe às aulas de literatura. Considerando o contexto escolar de cada professor, notou-se que a mediação não se difere muito, ocorre com pouca frequência, sendo que dessa forma pode comprometer a formação de um leitor autônomo e crítico, capaz de interagir e inserir-se na sociedade atualmente letrada.
Keywords: Leitura
Mediação
Compreensão leitora
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5802
Issue Date: 20-Feb-2015
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21176947.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.