Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5802
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A prática de leitura nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
Authors: | Cristiano, Rovyene Lacerda |
metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Rosi Valéri Corrêa |
Abstract: | A fim de verificar como os docentes de língua portuguesa intervêm na promoção, na mediação da leitura em sala de aula, conforme o contexto escolar a qual cada um pertence, a presente pesquisa tem por objetivo compreender as ações de dois professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, pertencentes a duas escolas públicas e cidades distintas do Distrito Federal. O material para a análise foi construído por meio de observação das aulas e também pela aplicação de um questionário aos professores regentes. A metodologia adotada para compor esse trabalho foi a pesquisa qualitativa com perspectiva etnográfica. A fundamentação teórica dialoga principalmente com autores como Bortoni-Ricardo (2010), Koch e Elias (2011), Solé (1998), Kleiman (2004), Antunes (2009), entre outros. Na análise de dados, pode-se perceber que foram poucos os momentos incitadores à importância da leitura como prática social na sala de aula. O professor ainda se prende ao uso do livro didático como recurso de ensino das normas gramaticais, os textos não são explorados conforme sua funcionalidade, ou representação social a qual se destina. A mediação do professor como agente incentivador da leitura se restringe às aulas de literatura. Considerando o contexto escolar de cada professor, notou-se que a mediação não se difere muito, ocorre com pouca frequência, sendo que dessa forma pode comprometer a formação de um leitor autônomo e crítico, capaz de interagir e inserir-se na sociedade atualmente letrada. |
Keywords: | Leitura Mediação Compreensão leitora |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5802 |
Issue Date: | Dec-2014 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21176947.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.