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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5805
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Moreira, André Luis Gomes | - |
dc.contributor.author | Dominici, Maria de Nazaré M. | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-20T14:17:07Z | - |
dc.date.available | 2015-02-20T14:17:07Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5805 | - |
dc.description.abstract | Um novo núcleo familiar, o de casais do mesmo sexo, passou a ser reconhecido pela primeira vez pelo IBGE no Censo Demográfico 2000-2010, entre as chamadas famílias reconstituídas após a separação ou a morte de um dos cônjuges. As famílias reconstituídas representaram 16,3% do total de famílias no Brasil, aqui entendidas as famílias tradicionais constituídas por marido, mulher e filhos. Entre os 16,3%, existem 60 mil casais do mesmo sexo, grande parte com filhos – crianças ou adolescentes. Este trabalho avalia a recepção da obra Meus Dois Pais, de Walcyr Carrasco, por alunos do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. O livro aborda as dificuldades de um garoto para aceitar o pai e o seu companheiro homoafetivo. O estudo foi baseado na Teoria da Recepção, para a qual a obra apenas se completa a partir da intervenção do leitor, que chega até ela trazendo sua história pessoal e a do momento em que vive. Foi realizada uma pesquisa de campo com o grupo infantil, que permitiu a discussão do tema em relação às referências levantadas. Os resultados apresentados permitiram concluir que, de modo geral, o novo núcleo familiar brasileiro, constituído de dois pais ou duas mães, ainda é visto com estranheza e receio pela maioria dos alunos. Há uma pequena parte, no entanto, que o aceita com naturalidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-02-20T14:17:07Z No. of bitstreams: 1 21239382.pdf: 713020 bytes, checksum: ae00eac86b73a17a72b6f712854f2a26 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Recepção da leitura | pt_BR |
dc.subject | Homoparentalidade | pt_BR |
dc.subject | Preconceito de gênero | pt_BR |
dc.title | Literatura infanto-juvenil brasileira e o novo modelo familiar: análise da recepção do livro “Meus dois pais” | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-02-20 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
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21239382.pdf | 696.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
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