Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5805
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Literatura infanto-juvenil brasileira e o novo modelo familiar: análise da recepção do livro “Meus dois pais” |
Authors: | Dominici, Maria de Nazaré M. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Moreira, André Luis Gomes |
Abstract: | Um novo núcleo familiar, o de casais do mesmo sexo, passou a ser reconhecido pela primeira vez pelo IBGE no Censo Demográfico 2000-2010, entre as chamadas famílias reconstituídas após a separação ou a morte de um dos cônjuges. As famílias reconstituídas representaram 16,3% do total de famílias no Brasil, aqui entendidas as famílias tradicionais constituídas por marido, mulher e filhos. Entre os 16,3%, existem 60 mil casais do mesmo sexo, grande parte com filhos – crianças ou adolescentes. Este trabalho avalia a recepção da obra Meus Dois Pais, de Walcyr Carrasco, por alunos do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. O livro aborda as dificuldades de um garoto para aceitar o pai e o seu companheiro homoafetivo. O estudo foi baseado na Teoria da Recepção, para a qual a obra apenas se completa a partir da intervenção do leitor, que chega até ela trazendo sua história pessoal e a do momento em que vive. Foi realizada uma pesquisa de campo com o grupo infantil, que permitiu a discussão do tema em relação às referências levantadas. Os resultados apresentados permitiram concluir que, de modo geral, o novo núcleo familiar brasileiro, constituído de dois pais ou duas mães, ainda é visto com estranheza e receio pela maioria dos alunos. Há uma pequena parte, no entanto, que o aceita com naturalidade. |
Keywords: | Literatura infanto-juvenil Recepção da leitura Homoparentalidade Preconceito de gênero |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5805 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21239382.pdf | 696.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.