Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5831
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | As atividades lúdicas e o desenvolvimento psicomotor na educação infantil |
Authors: | Gonçalves, Fábio Aparecido Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pinto, Celeida B. Garcia Cintra |
Abstract: | Introdução: O brincar, quando estimulado precocemente na vida da criança, proporciona grandes benefícios para o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor, potencializando uma vida mais saudável e alegre, evitando problemas que retardam o processo de aprendizagem. Objetivo: Demonstrar a importância das atividades lúdicas na educação infantil para o desenvolvimento psicomotor na educação infantil, ressaltando a responsabilidade do professor de Educação Física nesse processo. Material e Métodos: Este trabalho corresponde a uma pesquisa de cunho exploratório baseada na análise de livros, revistas e artigos científicos, tendo como referência autores como Moyles (2006), Dohme (2003), Kishimoto (1999, 2002, 2007, 2010) e Silva & Pozzi (2014). Revisão da Literatura: Para Dohme (2003), a educação deve possibilitar o desenvolvimento não só em conhecimentos para o indivíduo, mas também nos aspectos: físico, intelectual, afetivo, social, artístico, espiritual e ético. De acordo com Moyles et al (2006), para as crianças pequenas, o brincar é, reconhecidamente, um instrumento de aprendizagem. Silva (2007), considera que o jogo é um processo lúdico e criativo que possibilita ao sujeito modificar imaginariamente a realidade, pois funciona como elo integrador entre os três domínios do conhecimento: o psicomotor, cognitivo e o afetivo-social. Segundo Kishimoto (2007), o professor, como mediador, deve respeitar o interesse do aluno e trabalhar a partir de sua atividade espontânea, ouvindo suas dúvidas, formulando desafios à capacidade de adaptação infantil e acompanhando seu processo de construção do conhecimento. Considerações Finais: As atividades lúdicas são de fundamental importância no processo de desenvolvimento integral da criança. No entanto, na atualidade é facilmente constatado o pequeno número de professores que utilizam essa metodologia como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento. |
Keywords: | Atividade lúdica Educação infantil Desenvolvimento psicomotor Educação física |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5831 |
Issue Date: | Nov-2014 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21135778.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.