Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5831
metadata.dc.type: TCC
Title: As atividades lúdicas e o desenvolvimento psicomotor na educação infantil
Authors: Gonçalves, Fábio Aparecido Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Celeida B. Garcia Cintra
Abstract: Introdução: O brincar, quando estimulado precocemente na vida da criança, proporciona grandes benefícios para o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor, potencializando uma vida mais saudável e alegre, evitando problemas que retardam o processo de aprendizagem. Objetivo: Demonstrar a importância das atividades lúdicas na educação infantil para o desenvolvimento psicomotor na educação infantil, ressaltando a responsabilidade do professor de Educação Física nesse processo. Material e Métodos: Este trabalho corresponde a uma pesquisa de cunho exploratório baseada na análise de livros, revistas e artigos científicos, tendo como referência autores como Moyles (2006), Dohme (2003), Kishimoto (1999, 2002, 2007, 2010) e Silva & Pozzi (2014). Revisão da Literatura: Para Dohme (2003), a educação deve possibilitar o desenvolvimento não só em conhecimentos para o indivíduo, mas também nos aspectos: físico, intelectual, afetivo, social, artístico, espiritual e ético. De acordo com Moyles et al (2006), para as crianças pequenas, o brincar é, reconhecidamente, um instrumento de aprendizagem. Silva (2007), considera que o jogo é um processo lúdico e criativo que possibilita ao sujeito modificar imaginariamente a realidade, pois funciona como elo integrador entre os três domínios do conhecimento: o psicomotor, cognitivo e o afetivo-social. Segundo Kishimoto (2007), o professor, como mediador, deve respeitar o interesse do aluno e trabalhar a partir de sua atividade espontânea, ouvindo suas dúvidas, formulando desafios à capacidade de adaptação infantil e acompanhando seu processo de construção do conhecimento. Considerações Finais: As atividades lúdicas são de fundamental importância no processo de desenvolvimento integral da criança. No entanto, na atualidade é facilmente constatado o pequeno número de professores que utilizam essa metodologia como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento.
Keywords: Atividade lúdica
Educação infantil
Desenvolvimento psicomotor
Educação física
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5831
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21135778.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.