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metadata.dc.type: TCC
Title: A utilização do lúdico na educação infantil
Authors: Nunes, Tatiana Macedo
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: O termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. Hoje passou a ser reconhecido como traço essencial do comportamento humano. Dessa forma, o lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica. Objetivo: O objetivo desse estudo foi mostrar a importância do lúdico e suas vertentes como instrumento pedagógico para a educação infantil. Material e Métodos: A partir de artigos e livros dessa área foi feita uma revisão de literatura. Revisão da Literatura: A ludicidade, sendo uma necessidade do ser humano, é um facilitador de aprendizagem, não sendo mais considerado apenas como diversão, desenvolve também o pessoal, social e cultural do indivíduo. Com os jogos a criança se sente estimulada a imaginar, criar e fantasiar, desenvolvendo o domínio psicomotor, já que ao brincar ela se sente mais estimulada. Considerações Finais: O elemento lúdico é um importante estimulo para que a criança desperte o interesse pela atividade física que é praticada dentro do ensino infantil, sendo indispensável no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo tornando a atividade prazerosa e importante para que a criança se familiarize com a escola e com as pessoas fora da rotina familiar tendo assim seus primeiros passos dentro da sociedade.
Keywords: Ensino infantil
Lúdico
Educação física
Aprendizagem
Jogo
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5851
Issue Date: Jun-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

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