Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Gabriela Lopes de-
dc.date.accessioned2015-03-05T13:03:33Z-
dc.date.available2015-03-05T13:03:33Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5885-
dc.description.abstractIntrodução: A brincadeira é algo natural que se expressa nas crianças, e esse brincar traz grandes benefícios como o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e até mesmo maior facilidade no aprendizado geral. Sendo agregados valores a alguns jogos que até então são desconhecidos, como a dança, xadrez, a pedagogia utilizada, e o lúdico, que trazem grandes benefícios quando aplicados na Educação Física escolar, como cooperação entre os alunos, diminuição da agressividade, desenvolvendo o psicomotor das crianças, tornando cidadãos críticos, com consciência social e afetiva. Objetivo: Investigar porque os professores de educação física utilizam pouco algumas modalidades nas escolas que constam como conteúdo nos Parâmetros Curriculares. Material e Métodos: Foi feita uma pesquisa com 19 professores que atuam na Educação Física Escolar, com idade entre 25 e 45 anos. Foi aplicado um questionário, contendo cinco questões, onde quatro são de caráter fechado e uma aberta. 63% dos pesquisados disseram não utilizar lutas em suas aulas e 52,4% o xadrez. A maior dificuldade apontada, com 47,3% foi a falta de capacitação e 79% disseram que é necessário ter formação específica para aplicar essas modalidades pesquisadas. 63% disseram se sentir capacitados para aplicar essas modalidades e 52,6% apontou a necessidade de formação específica e continuada para poderem incluir essas metodologias em suas aulas. Considerações Finais: O estudo mostra que as modalidades pesquisadas que são pouco utilizadas nas aulas de Educação Física Escolar, são com maior índice no xadrez, seguido por lutas, dança e jogos lúdicos. O motivo mais apontado como dificultadores da inserção dessas modalidades foi a necessidade de uma formação continuada, insegurança, falta de materiais e espaços adequados e incentivos por parte da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T13:03:33Z No. of bitstreams: 1 21237469.pdf: 2632430 bytes, checksum: cce0c87c01791537b944c7ea4c748243 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-05T13:03:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21237469.pdf: 2632430 bytes, checksum: cce0c87c01791537b944c7ea4c748243 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo lúdicopt_BR
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleUtilização de modalidades menos abordadas nas aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21237469.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.