Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5886
metadata.dc.type: Monografia
Title: Problema postural em escolar
Authors: Soeiro, Nathália Macêdo
Abstract: Introdução: Postura pode ser definida como sendo a posição adotada pelo ser humano. A definição para o que é desvio postural é subdividida em : Funcional ou estrutural, onde o desvio funcional é aquele que é advindo de uma má postura cotidiana na qual é afetada a articulação e a estrutural é aquela que a articulação já é desalinhada,vem de uma origem genética. Os desvios posturais que se manifestam na população são conhecidos, como hiperlordose lombar, hipercifose dorsal e escoliose, podendo assim gerar diferentes tipos de desvios ósseos. Objetivo: Observar através de uma revisão de literatura o perfil postural em escolares e o papel do professor de educação física nesse contexto. Material e Métodos: Foi feita o uso de uma leitura exploratória dos artigos escolhidos, em seguida para aprofundar o tema usou-se a leitura seletiva , a leitura analítica foi usada para conhecer os princípios dos autores citados no estudo e por fim, a leitura interpretativa foi feita para que para que pudesse interpretar as idéias pelos autores. Revisão da Literatura: Influência da atividade física na correção postural, desvios posturais e as principais causas para ocorrer desvios posturais em estudantes. Os desvios de postura surgem cada vez mais cedo devido a má postura adotada pelas crianças frente ao mobiliário escolar. Como não é dada a devida atenção na maneira como a criança senta, na maioria das vezes os desvios tendem a piorar. Considerações Finais: A Educação Física escolar é uma ferramenta imprescindível para que os escolares assumam uma postura melhor no cotidiano e evitem dores e lesões futuras
Keywords: Desvio postural
Alteração postural
Educação física escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5886
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21237501.pdf839,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.