Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5899
Tipo: Monografia
Título: Resposta cronotrópica, pressórica e lactacidêmica às modalidades de combate: uma revisão da literatura de lingua portuguesa
Autor(es): Lima, Rodrigo de Assis Figueiredo de
Abstract: Introdução: Apesar da popularização das modalidades de combate poucos treinadores conhecem suas características fisiológicas. Estudos sugerem que as modalidades de combate devem ser vistas fisiologicamente de maneira análoga ao exercício intermitente, ou seja, anaeróbico. Objetivo: O estudo realizou uma breve revisão do cronotropismo da resposta pressórica e lactacidêmica nas modalidades de combate na literatura em língua portuguesa. Materiais e métodos: Foram utilizados artigos científicos de língua portuguesa voltada para variáveis cronotrópicas, resposta pressórica e lactacidêmica nos treinos rotineiros ou em situação de combate. Revisão bibliográfica: Ocorreram variações na frequência cardíaca em todos os momentos na luta, na pressão arterial sistólica e diastólica nos momentos pré e pós-atividade física na concentração de lactato sinalizando uma fadiga nos momentos finais de treino e nas situações de combate a exemplo de como acontece no exercício anaeróbio. Considerações finais: O cronotropismo a resposta pressórica e a lactacidêmica nas modalidades de combate demostram que o esforço chega no sub máximo ou no máximo, podendo ser correlacionado com as práticas anaeróbias.
Palavras-chave: Lutas
Frequência cardíaca
Pressão arterial
Lactato
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5899
Data do documento: Nov-2014
Aparece nas coleções:EDF - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO DE ASSIS FIGUEIREDO DE LIMA.pdf361,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.