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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5901
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Medeiros, Antonio Paulo Cachapuz de | - |
dc.contributor.author | Abreu, Gustavo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T17:39:28Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T17:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5901 | - |
dc.description.abstract | A maioria dos estudos existentes sobre a segurança coletiva das Américas remete à concepção da segurança hemisférica, sendo mínimos os que se referem especificamente ao âmbito da América do Sul, particularmente sob a perspectiva do Direito. Este trabalho destaca a necessidade de se buscar a conformação de um arranjo de segurança regional para orientar ações concertadas dos Estados sul-americanos em matéria de segurança, sob a égide de uma organização internacional regional, tendo em vista a existência de ameaças e vulnerabilidades comuns existentes no espaço geopolítico compartilhado. A primeira parte aborda os pressupostos teóricos da segurança comum, destacando o corte geopolítico América do Sul como o âmbito mais adequado para a conformação de um arranjo de segurança regional, em detrimento da segurança hemisférica para toda a América sob os auspícios da OEA. A segunda parte analisa, a partir de um modelo analítico, se tal concepção de segurança comum é viável para a região. Mesmo revelando indicadores favoráveis, a análise conclui que a UNASUL, como organização internacional integradora da região, não está apta para gerir tal desafio, identificando-se, assim, um problema. A terceira e última parte apresenta a hipótese de o MERCOSUL vir a constituir uma solução circunstancial ao problema delimitado e demonstra que esta organização internacional atende, em melhores condições que a UNASUL, às condicionantes para a construção de um arranjo de segurança regional, sendo destacados alguns indicadores dessa aptidão, tais como a sua maturidade institucional, a disposição política dos Estados Partes para tal empreendimento e a perspectiva jurídica a partir dos ordenamentos jurídicos internos. O trabalho conclui pela viabilidade jurídico-institucional do MERCOSUL como instituição madura o suficiente para articular a segurança comum no âmbito do Cone Sul; e ainda, o mais importante, que poderá estender a cultura institucional acumulada ao longo de mais de duas décadas a todo o subcontinente, não importando se sob a égide do MERCOSUL ampliado ou de uma UNASUL amadurecida. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T17:39:28Z No. of bitstreams: 1 60900733.pdf: 1334964 bytes, checksum: e258acff7028cdb29655757647b33527 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudos de Segurança Internacional | pt_BR |
dc.subject | Segurança regional | pt_BR |
dc.subject | Direito de integração | pt_BR |
dc.subject | UNASUL | pt_BR |
dc.subject | MERCOSUL | pt_BR |
dc.title | Perspectiva da segurança comum para a América do Sul a partir da base político-jurídica do Mercosul | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-03-05 | - |
Appears in Collections: | DIR - Mestrado |
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