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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Frederico Augusto Barbosa da | - |
dc.contributor.author | Souza, Érica Barbosa Coutinho Freire de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T19:04:42Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T19:04:42Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5930 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho procura desfazer eventual dualidade entre direitos culturais e direito à educação e entre cultura popular e belas-artes, de maneira a melhor visualizar a estrutura de uma política pública de arte-educação. No caso da primeira dualidade, busca-se construir horizonte argumentativo comum aos direitos culturais e ao direito à educação baseado na historicidade da linguagem dos direitos humanos e na concepção da dogmática jurídica a respeito dos direitos públicos subjetivos. No que tange à segunda dualidade, cultura popular/belas-artes, busca-se rompê-la a partir do conceito de experiência estética, desenvolvido pelo filósofo pragmático norteamericano John Dewey. Por intermédio de tal conceito, desloca-se o significado de arte como relacionada ao sublime para, então, localizá-la como experiência integral a uma só vez individual e coletiva. Tal experiência estética relaciona-se com princípios como autonomia do indivíduo e direito de formação de compartilhamento de bens simbólicos produzidos pela coletividade que também estão presentes na educação. Feito o desfazimento dessas dualidades, a dissertação procura questionar se os sentidos cognitivo e normativo das políticas de arte-educação, estruturadas no Ministério da Educação (MEC), estão alinhados aos instrumentais de política. Neste trabalho, o instrumento eleito é a apresentação de modelo que vê a efetividade da política pública como a relação entre sua adesão ao território e sua capacidade de institucionalização. A territorialidade é dimensão central que permite testar a equidade e a força de institucionalização de respostas a problemas. Por essa razão, o trabalho demonstra indicadores quantitativos em forma de mapas que permitem visualização rápida e econômica do estado das políticas com especial enfoque na formação do arte- educador. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T19:04:42Z No. of bitstreams: 1 61001208.pdf: 1665236 bytes, checksum: 570c6f67b5cb22950a74ede9a4d8126b (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Direito público subjetivo | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Pragmatismo filosófico | pt_BR |
dc.title | Cultura e educação: entre os direitos públicos subjetivos e a efetividade das políticas públicas de arte-educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-03-05 | - |
Appears in Collections: | DIR - Mestrado |
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