Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarata, Izabella de Magalhães Souza-
dc.contributor.authorBarreto, Marcelo Miller-
dc.date.accessioned2015-03-12T14:10:25Z-
dc.date.available2015-03-12T14:10:25Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5946-
dc.description.abstractOs temas alimentação e nutrição são imprescindíveis para formação dos alunos, no que diz respeito aos hábitos alimentares. Os hábitos alimentares começam a se formar na primeira infância. A alimentação saudável é um componente incontestável para manutenção da saúde durante toda a vida. Nesse sentido, considerando a atual problemática da alimentação humana no país, o aumento expressivo do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes, acredita-se que temas relacionados com à alimentação no ensino de ciências são bastante relevantes para uma reflexão crítica de maneira que o aluno leve para a prática no dia a dia. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo geral realizar uma análise de livros didáticos de ciências aprovados pelo Ministério da Educação para os anos finais do Ensino Fundamental, cujas publicações foram feitas no período de 2010 a 2012 sendo utilizados em escolas públicas e particulares do Distrito Federal e que buscam trabalhar o conteúdo referente à alimentação. O trabalho foi de natureza qualitativa de cunho descritiva, onde constou de uma leitura minuciosa sobre o tema em estudo e a verificação da profundidade das informações apresentadas. Como resultado, observou-se que o livro 1 tem a melhor abordagem dentre os livros analisados, expondo a relação entre alimentação e saúde. O livro 2 apresenta informações superficiais não proporcionado uma discussão apropriada para o aluno. E o livro 3 apresenta abordagem satisfatória, com informações capazes de gerar a compreensão do aluno para importância de uma boa alimentação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-12T14:10:25Z No. of bitstreams: 1 20319603.pdf: 403611 bytes, checksum: dc2dfa988b85ff84b8d10f7c180572b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-12T14:10:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20319603.pdf: 403611 bytes, checksum: dc2dfa988b85ff84b8d10f7c180572b6 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectHábito alimentarpt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.titleO tema alimentação no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20319603.pdf394.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.