Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5951
metadata.dc.type: TCC
Title: Dengue na sala de aula: metodologia para uma aprendizagem significativa
Authors: Burgan, Anita Müller
Corrêa, Ronald Lamas
Abstract: A dengue, doença aguda causada pelo vírus do dengue e transmitida pelo mosquito vetor Aedes aegypti é atualmente um dos principais problemas de saúde pública, com o aumento da taxa de infecção de, aproximadamente, 30% nos últimos 50 anos. Surge então a dúvida da eficácia do repasse da informação à população, que restringe-se aos veículos comuns de informação como televisão, folders e cartazes. Em vista disso a possibilidade de levar o tema para dentro do espaço escolar e abordar este de forma significativa com os alunos mostra-se como uma estratégia viável. O objetivo da pesquisa foi elaborar uma metodologia de ensino de dengue em sala de aula, onde foram comparados questionários respondidos por alunos do 9º ano de uma escola pública do Núcleo Bandeirante/DF, aplicados antes e depois de intervenções didáticas. Os resultados obtidos revelaram que as intervenções influenciaram de maneira positiva nas respostas do questionário aplicado pela segunda vez, pois houve aumento de respostas corretas. Isso indica que a elaboração e implementação de uma metodologia de abordagem desse tema é viável e que tais resultados podem servir como subsídios para organização de projetos e ações relacionadas a dengue no ambiente escolar.
Keywords: Dengue
Sala de aula
Aprendizagem significativa
Metodologia
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5951
Issue Date: 2012
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21027789.pdf534.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.