Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5957
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O romance Senhora: a conjugalidade utilitária e a identidade fragmentada do homem pós-moderno |
Authors: | Dias, Noêmia de Almeida Fonseca |
metadata.dc.contributor.advisor: | Cabral, Débora |
Abstract: | Esta pesquisa analisa a obra senhora, de José de Alencar. A trama desenvolvida neste romance gira em torno do casamento por interesse. O autor desenvolve o enredo de maneira requintada, com uma linguagem rebuscada, de cenários belíssimos em torno da natureza, como é próprio do Romantismo. As cenas de idas e vindas mostram o conflito vivido pelo casal, pois Aurélia não perdoa o marido pelo abandono no passado, com isso ela o coloca na posição de mercadoria. Ele, por sua vez, busca a sua dignidade, procurando libertar-se do martírio que ele próprio causou. Em resumo, a obra desenvolve as contradições amorosas que permeiam os relacionamentos, levando-os à fragmentação do ser. Com isso pode-se afirmar que há um diálogo entre a obra e a sociedade pós-moderna, pois o sujeito da modernidade tardia é um sujeito fragmentado e essa fragmentação está presente na obra, por meio dos protagonistas. O estudo tem por âncora os teóricos Anthony Giddens, Stuart Hall, José Teixeira Coelho Neto, Zygmunt Bauman, Antônio Cândido, Afrânio Coutinho, Antônio Soares Amora e outros. |
Keywords: | Amor Conjugalidade Modernidade Senhora José de Alencar Dinheiro |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5957 |
Issue Date: | 1-Dec-2014 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC formatado Nou00EAmia-2.pdf | 405.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.