Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5960
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise sobre a compreensão dos sentidos de textos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental |
Authors: | Silva, Viviane Maria Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Rosi Valéri Corrêa |
Abstract: | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a leitura. Esta pesquisa tem como objetivo geral mostrar a importância do papel do professor para a compreensão leitora do aluno. Um dos grandes problemas de leitura é que a maioria dos alunos termina o ensino fundamental não sabendo interpretar e compreender o que leem, pois esses estudantes enfrentam a leitura simplesmente como um processo de decodificação. Desta forma, este trabalho tem por objetivo inicial analisar a compreensão leitora por meio do instrumento protocolo de leitura para coleta de dados, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade satélite Paranoá. Discutiu-se nesta pesquisa por intermédio do método qualitativo, a relevância da leitura para a apuração da compreensão leitora. Os PCNs (1998) apresentam o professor como principal mediador para a formação de alunos leitores críticos. Verificou-se de uma pesquisa bibliográfica baseada nas teorias de Koch (2010), Colomer (2002), Solé (1998), entre outros. Foi realizada a análise de leitura com dois alunos do Ensino Fundamental do 8º ano de escolas diferentes, na qual a investigação de leitura desses alunos foi feita por meio de protocolo de leitura. O resultado dessa pesquisa mostrou insuficiência por parte dos alunos na compreensão dos sentidos dos textos apresentados. |
Keywords: | Leitura Mediação Compreensão leitora |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5960 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
merged.pdf | 660.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.