Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTaquary, Eneida Orbage de Britto-
dc.contributor.authorPessuto, Lúcio Iglesias-
dc.date.accessioned2015-03-16T11:12:48Z-
dc.date.available2015-03-16T11:12:48Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5967-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende discorrer sobre o tema "Os Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente e a Criminalidade nas Escolas", assunto que merece destaque nos tempos atuais. A sociedade enfrenta menores infratores em grande número, a maior parte inicia sua vida criminosa dentro das escolas públicas do Distrito Federal, sendo eles frutos de uma desestruturação e má convivência familiares, fatores que influenciam o psicológico dos jovens, os quais perdem noções das virtudes, solidariedade, amor e os valores da vida. Para tanto, a monografia dividiu-se em 3 capítulos. Inicialmente buscou-se conceituar os Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente, elencando-os de uma forma que fique bem claro a importância individual de todos eles, que juntos, formam um cidadão viável. No segundo capítulo, foi feita uma pesquisa de campo em 5 Colégios Públicos do Plano Piloto, sendo realizadas 8 perguntas predefinidas diretamente a cada diretor destes colégios, com o intuito de saber a veracidade acerca da criminalidade nas escolas e quais fatores possivelmente desencadeariam o comportamento ilícito nos jovens. Também foi realizado um estudo sobre a escola em tempo integral, pois todos os diretores se pudessem investir em algo para melhorar o ensino e a capacitação dos jovens, investiriam na escola integral que fornece diversos benefícios. Por fim, no terceiro e último capítulo foi realizado um estudo gráfico com base nas respostas obtidas através dos diretores de cada colégio, com o objetivo de comparar os colégios estudados, bem como de tomar conhecimento dos atos infracionais mais praticados e qual a posição da escola nesse sentido. Com dados fornecidos pelas próprias instituições.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-16T11:12:48Z No. of bitstreams: 1 20755179.pdf: 737268 bytes, checksum: c6a3ee0199e0cce9007a0c3411e8fbaf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-16T11:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20755179.pdf: 737268 bytes, checksum: c6a3ee0199e0cce9007a0c3411e8fbaf (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectDireito fundamental da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectMenor infratorpt_BR
dc.subjectEscola em tempo integralpt_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.subjectCriminalidade na escolapt_BR
dc.titleOs direitos fundamentais da criança e do adolescene e a criminalidade nas escolaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-03-16-
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20755179.pdf719.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.