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dc.contributor.advisorFerreira, Edson Soares-
dc.contributor.authorVidal, Jamille Cristinne Guimarães-
dc.date.accessioned2015-03-16T14:36:52Z-
dc.date.available2015-03-16T14:36:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/5989-
dc.description.abstractUm dos objetos da Criminologia é o estudo das condições de criminalização e dos motivos que levam o agente a cometer crime. Dentre as diversas escolas sociológicas que realizam estes estudos, a chamada Escola de Chicago, para explicar o fenômeno criminal, possui um conceito ecológico que aborda as principais características da biologia e dos sistemas biológicos onde existem organismos que se associam e interagem - e as aplicam à  vida na cidade. Para esta Escola, a cidade é considerada como um organismo vivo que possui suas evoluções, sua mobilidade, suas interações, e suas mudanças e assim como todo sistema dinâmico demanda permanentes estudos sobre seu desenvolvimento. Relativamente ao fenômeno criminal, a Escola Ecológica de Chicago aborda em seu principal núcleo a teoria da desorganização social e das zonas concêntricas, cuja principal característica no ponto de vista criminológico é explicar e direcionar os fatores do crime que contribuem para a delinquência juvenil. Seu método principal é a análise da cidade como um meio de reprodução de problemas sociais, dentre eles a delinquência é o que mais se destaca na visão central do trabalho. Os estudos abordam que a desorganização local do meio em que os indivíduos vivem, pode produzir fatores que potencializem a criminalidade e com isso existem zonas específicas em que se concentram a maior incidência de desorganização e consequentemente maiores taxas de delinquência e atos infracionais. Estes fatores são bem observados no estudo de campo realizado na Favela Santa Luzia, onde constata a existência de um ambiente com elevado grau de desorganização, cujo detalhamento evidencia a localização, ali naquele locus sem o apoio do Estado, de fatores criminógenos, na modalidade dos tratados na mencionada Teoria da Escola Ecológica de Chicago.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-16T14:36:52Z No. of bitstreams: 1 20929895.pdf: 929715 bytes, checksum: c08138d476452234a4f35b033d288b89 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesorganização socialpt_BR
dc.subjectTeoria ereecológicapt_BR
dc.subjectDelinquência juvenilpt_BR
dc.subjectEscola Ecológica de Chicagopt_BR
dc.subjectCriminalidadept_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectMisériapt_BR
dc.titleFatores criminógenos: um estudo da favela Santa Luzia em Brasília à  luz da escola ecológica de Chicagopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-03-16-
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