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dc.contributor.advisorPérez-Nebra, Amália Raquel-
dc.contributor.authorCastro, Bernardo Borba de Barros Rodriguez e-
dc.date.accessioned2015-04-06T18:17:06Z-
dc.date.available2015-04-06T18:17:06Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6158-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo generalizar os estudos de Kaplan (1995), avaliando se uma partida de jogo de tabuleiro tem capacidade de restauração da atenção concentrada e apresenta como hipóteses: H0 – O jogo de tabuleiro não influência na restauração da atenção e H1 – O jogo de tabuleiro potencializa a restauração da atenção. Kaplan afirma que a atenção concentrada é suscetível à fadiga e é melhor restaurada em ambientes que apresentam os seguintes quatro critérios: Fascinação, Afastamento, Extensão e Compatibilidade. O autor mostra, também, que ambientes naturais tentem a ter maior capacidade de restauração do que ambientes urbanos. Posteriormente foi mostrado que a meditação também possui os quatro critérios e pode ser um bom restaurador. Trata-se de um estudo experimental de desenho tipicamente entre os sujeitos, com 3 grupos experimentais: Grupo Controle, Grupo 1 e Grupo 2, totalizando 113 participantes. Onde o Grupo Controle (32 participantes) respondeu um questionário de Necessidade de Cognição, realizou um Teste AC e ficou 40 minutos sem atividade e repetiu o Teste AC. O Grupo 1 (50 participantes), entre os testes, assistiu um vídeo de 40 minutos de cachoeiras e o Grupo 2 (31 participantes) jogou uma partida do jogo de tabuleiro “Ticket to Ride: Europe” entre os testes. Os resultados apontam a confirmação da H0, além de mostrarem que a NC não mantém relação com a Atenção concentrada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-06T18:17:02Z No. of bitstreams: 1 21019229.pdf: 536827 bytes, checksum: c143c627535a40b52e8e534fb2bba91d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-06T18:17:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21019229.pdf: 536827 bytes, checksum: c143c627535a40b52e8e534fb2bba91d (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtenção concentradapt_BR
dc.subjectAmbiente restauradorpt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectNecessidade de cogniçãopt_BR
dc.titleO jogo de tabuleiro como ambiente restaurador da atenção concentradapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2014-12-12-
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