Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6158
metadata.dc.type: TCC
Title: O jogo de tabuleiro como ambiente restaurador da atenção concentrada
Authors: Castro, Bernardo Borba de Barros Rodriguez e
metadata.dc.contributor.advisor: Pérez-Nebra, Amália Raquel
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo generalizar os estudos de Kaplan (1995), avaliando se uma partida de jogo de tabuleiro tem capacidade de restauração da atenção concentrada e apresenta como hipóteses: H0 – O jogo de tabuleiro não influência na restauração da atenção e H1 – O jogo de tabuleiro potencializa a restauração da atenção. Kaplan afirma que a atenção concentrada é suscetível à fadiga e é melhor restaurada em ambientes que apresentam os seguintes quatro critérios: Fascinação, Afastamento, Extensão e Compatibilidade. O autor mostra, também, que ambientes naturais tentem a ter maior capacidade de restauração do que ambientes urbanos. Posteriormente foi mostrado que a meditação também possui os quatro critérios e pode ser um bom restaurador. Trata-se de um estudo experimental de desenho tipicamente entre os sujeitos, com 3 grupos experimentais: Grupo Controle, Grupo 1 e Grupo 2, totalizando 113 participantes. Onde o Grupo Controle (32 participantes) respondeu um questionário de Necessidade de Cognição, realizou um Teste AC e ficou 40 minutos sem atividade e repetiu o Teste AC. O Grupo 1 (50 participantes), entre os testes, assistiu um vídeo de 40 minutos de cachoeiras e o Grupo 2 (31 participantes) jogou uma partida do jogo de tabuleiro “Ticket to Ride: Europe” entre os testes. Os resultados apontam a confirmação da H0, além de mostrarem que a NC não mantém relação com a Atenção concentrada.
Keywords: Atenção concentrada
Ambiente restaurador
Jogo de tabuleiro
Necessidade de cognição
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6158
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21019229.pdf524.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.