Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6309
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cordova, Bianca Carrijo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Érica Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-27T12:56:51Z | - |
dc.date.available | 2015-04-27T12:56:51Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6309 | - |
dc.description.abstract | Tornar o processo de ensino-aprendizagem em Biologia mais atraente e estimulante é o desejo de muitos professores, que tentam utilizar diferentes recursos em suas aulas, tais como televisão, jogos, data show, livro didático e mais recentemente o computador e a internet. Mas como inserir na prática docente esses dois últimos elementos? Uma possibilidade seria a utilização de blogs, que pela facilidade de criação, manutenção e alojamento de diferentes tipos de mídias em um só local oferece ao professor a possibilidade de desenvolver em seus alunos diferentes habilidades, tais como pesquisa de informação, produção de textos, seleção e síntese de conteúdos, entre outras. Para avaliar a viabilidade do uso de blogs no ensino de Biologia desenvolveu-se a presente pesquisa em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública. A turma foi dividida em seis grupos, os quais criaram blogs sobre temas determinados. Os resultados obtidos por meio de um questionário demonstraram que o blog é uma ferramenta muito bem aceita pelos alunos, estes consideram inclusive que houve um maior estímulo a pesquisa de conteúdos, porém quando feita a avaliação dos blogs publicados pela turma, não foi possível constatar tal fato já que os conteúdos foram copiados quase que literalmente dos sites usados como referência. Percebeu-se que a construção de blogs com finalidade educativa apresenta alguns elementos dificultadores, como por exemplo, é um recurso que demanda um tempo mais longo de aplicação para que se possa utilizar todas as suas potencialidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-27T12:56:51Z No. of bitstreams: 1 20803139.pdf: 991833 bytes, checksum: 06efb054fbfa97a128d68184b5484236 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-27T12:56:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20803139.pdf: 991833 bytes, checksum: 06efb054fbfa97a128d68184b5484236 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Blog educacional | pt_BR |
dc.title | A construção de blogs como um recurso pedagógico para o ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2011 | - |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20803139.pdf | 968.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.