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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6320
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pires, Raquel de Castro | - |
dc.contributor.author | Cordova, Bianca Carrijo | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-27T14:00:18Z | - |
dc.date.available | 2015-04-27T14:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6320 | - |
dc.description.abstract | O Ensino de Genética é composto de muitos termos específicos e abstratos. Como a Genética é uma área caracterizada por um vasto e complexo vocabulário, os alunos apresentam muitas dificuldades, principalmente os alunos que precisam de mais recursos para entendê-la, como no caso os alunos surdos. A pesquisa foi direcionada para os sinais dos termos específicos da Genética com o intuito de se observar quantos e quais os sinais existentes. O presente trabalho pretende demonstrar a lacuna na aprendizagem do aluno surdo, salientando a importância da língua de sinais na vida do sujeito surdo. O estudo ora apresentado teve como objetivo: identificar o vocabulário necessário para o Ensino de Genética, o vocabulário dessa realidade de ensino existente em Língua de Sinais e compreender a atuação do intérprete de Libras quando se trata de demanda vocabular conceitual. Por meio do método de revisão, foi feita uma busca dos termos de Genética em livros do Ensino Médio e Ensino Superior. No segundo momento, foi procurado nos dicionários tanto online como em dicionários impressos, dissertações e teses disponíveis no banco de dados da UNB e na biblioteca digital Scielo, os termos em língua de sinais. De 123 termos selecionados encontrou-se registro em Libras de apenas seis dessas palavras tendo realmente significado voltado para o campo da Genética. Algumas palavras porém, podem ser o começo de um entendimento para o aluno surdo. Pela escassez de sinais, muitas vezes os intérpretes procuram alternativas para que o aluno possa compreender a matéria. Desse modo, existe a necessidade de se criar sinais para termos específicos da Genética, uma vez que é de suma importância ter o sinal do mesmo e não somente uma explicação superficial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-27T14:00:17Z No. of bitstreams: 1 21102863.pdf: 388842 bytes, checksum: 624ac02fe8d3d18755cbd88b57c885ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-27T14:00:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21102863.pdf: 388842 bytes, checksum: 624ac02fe8d3d18755cbd88b57c885ce (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Libra | pt_BR |
dc.subject | Intérprete | pt_BR |
dc.title | A demanda de sinais em Libras nos termos específicos de genética | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-06 | - |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
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21102863.pdf | 379.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
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