Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6375| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | Estudo comparativo entre modelos estruturais de um edifício garagem e sua relação com a arquitetura | 
| Authors: | Michahelles, Raíra | 
| metadata.dc.contributor.advisor: | Lima, Jocinez Nogueira | 
| Abstract: | No presente trabalho foi desenvolvida uma análise comparativa entre diferentes modelos estruturais em concreto armado. Tendo em vista que poucos se preocupam com um estudo mais aprofundado sobre a relação harmoniosa que deveria existir entre espaços arquitetônicos e as estruturas resultantes das necessidades estáticas da estabilização desses espaços, o objetivo foi mostrar que com um estudo prévio, é possível otimizar os projetos, conseguindo encontrar uma solução que se adapte da melhor forma possível às necessidades arquitetônicas e estruturais. A análise comparativa foi feita entre diferentes modelos estruturais de um edifício garagem, considerando-se vãos entre pilares de 5; 7,5 e 10 m, mostrando a relação da modulação dos pilares com os esforços internos, deformações e quantitativos de materiais. À partir da análise, foi possível concluir que para o aspecto estrutural, quando mais perto forem os pilares, mais econômica será a edificação. Já pelo ponto de vista arquitetônico e da funcionalidade, o aumento da distância entre pilares, embora gere um maior consumo de materiais, permite uma maior racionalidade no uso da edificação. Porém, foi observado que a melhor solução a ser adotada deve ser a que gere um maior equilíbrio entre os interesses arquitetônico e estrutural. | 
| Keywords: | Arquitetura Estrutura Concreto armado Funcionalidade Concepção estrutural  | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6375 | 
| Issue Date: | 20-Jun-2014 | 
| Appears in Collections: | ECI - Graduação | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20942200.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.