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dc.contributor.advisorChemin, Norma-
dc.contributor.authorReis, Filipe Carneiro-
dc.date.accessioned2015-05-04T17:58:04Z-
dc.date.available2015-05-04T17:58:04Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6429-
dc.description.abstractA preservação de material biológico vem sendo utilizada e aprimorada desde o início da civilização, com aplicação científica, didática como também religiosa e de ornamentação. Existem várias formas de preservação de material biológico, entre elas estão: fixação em via úmida, diafanização, gliceração à vácuo e a taxidermia, sendo a última a mais conhecida. A taxidermia é o processo de preservar a pele de animais para estudo e/ou exibição e significa separar a pele do resto do corpo. Suas técnicas variam de acordo com a finalidade, o tipo e tamanho do animal e também de acordo com a preferência do taxidermista podendo ser utilizada na preparação de peças para compor coleções científicas, de exibição ou didáticas, dependendo do objetivo e do tipo de material biológico a ser trabalhado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos graduandos de Biologia sobre a importância da aprendizagem de técnicas de preparação de material biológico e mais especificamente da taxidermia para a sua formação profissional e o interesse dos mesmos no tema apresentado. A avaliação acerca do tema foi realizada por meio de aplicação de dois questionários semiestruturados antes e após um minicurso de taxidermia. O minicurso apresentou as técnicas de preparação de material biológico e a sua importância, com ênfase em taxidermia e foi oferecido aos alunos do curso de Ciências Biológicas de um centro universitário de Brasília. Os resultados mostraram que, apesar da falta de conhecimento específico sobre as técnicas, necessidade de prática para execução da mesma, perspectiva de uso voltada para a ciência e não para ensino, os estudantes demonstravam interesse no seu aprendizado. Todos consideraram importante o estudo dos métodos de preservação de material zoológico. A maioria considera que a temática deveria ser abordada em sua grade curricular ainda que de maneira optativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-04T17:58:04Z No. of bitstreams: 1 20711691.pdf: 476574 bytes, checksum: 21324841d74791e5dfba837025da7911 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectTécnica de conservaçãopt_BR
dc.subjectColeção biológicapt_BR
dc.subjectEnsino de graduaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da percepção de alunos de graduação em ciências biológicas acerca da prática de taxidermia como ferramenta técnica e didático pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2011-
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