Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6520
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Arantes, Letícia Gobbi | - |
dc.contributor.author | Dias, Raphael Igor da Silva Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T18:57:04Z | - |
dc.date.available | 2015-05-05T18:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6520 | - |
dc.description.abstract | A deficiência visual é caracterizada pela perda da capacidade de enxergar, seja parcial ou total, podendo ser congênita ou adquirida e é subdividida em cegueira e visão subnormal. Segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) o deficiente visual tem direito à educação diferenciada contendo métodos, técnicas e recursos didáticos apropriados. A taxidermia vem se destacando como método didático sensorial no ensino, facilitando a aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a eficiência da taxidermia como ferramenta no ensino de ciências para portadores de deficiência visual. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais em Brasília e contou com auxílio dos servidores do Museu de Taxidermia da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB). Os alunos responderam a um questionário contento 13 perguntas. A análise mostrou o interesse dos alunos ao tocarem as peças uma vez que o tato é o canal de comunicação com o mundo, e também relacionou a utilização de um modelo didático para o ensino com a eficácia da aprendizagem. Foi constatado que a taxidermia pode ser uma ferramenta de auxílio ao ensino para pessoas portadoras de deficiência visual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-05T18:57:04Z No. of bitstreams: 1 21344298.pdf: 626826 bytes, checksum: 1e172767d2bfcd37df4cf8df8b9032dd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-05T18:57:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21344298.pdf: 626826 bytes, checksum: 1e172767d2bfcd37df4cf8df8b9032dd (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cegueira | pt_BR |
dc.subject | Déficit de visão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sensitividade | pt_BR |
dc.title | Uso da taxidermia como recurso no ensino de ciências para alunos com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013 | - |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21344298.pdf | 612.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.