Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorArantes, Letícia Gobbi-
dc.contributor.authorDias, Raphael Igor da Silva Corrêa-
dc.date.accessioned2015-05-05T18:57:04Z-
dc.date.available2015-05-05T18:57:04Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6520-
dc.description.abstractA deficiência visual é caracterizada pela perda da capacidade de enxergar, seja parcial ou total, podendo ser congênita ou adquirida e é subdividida em cegueira e visão subnormal. Segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) o deficiente visual tem direito à educação diferenciada contendo métodos, técnicas e recursos didáticos apropriados. A taxidermia vem se destacando como método didático sensorial no ensino, facilitando a aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a eficiência da taxidermia como ferramenta no ensino de ciências para portadores de deficiência visual. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais em Brasília e contou com auxílio dos servidores do Museu de Taxidermia da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB). Os alunos responderam a um questionário contento 13 perguntas. A análise mostrou o interesse dos alunos ao tocarem as peças uma vez que o tato é o canal de comunicação com o mundo, e também relacionou a utilização de um modelo didático para o ensino com a eficácia da aprendizagem. Foi constatado que a taxidermia pode ser uma ferramenta de auxílio ao ensino para pessoas portadoras de deficiência visual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-05T18:57:04Z No. of bitstreams: 1 21344298.pdf: 626826 bytes, checksum: 1e172767d2bfcd37df4cf8df8b9032dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-05T18:57:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21344298.pdf: 626826 bytes, checksum: 1e172767d2bfcd37df4cf8df8b9032dd (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectDéficit de visãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSensitividadept_BR
dc.titleUso da taxidermia como recurso no ensino de ciências para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21344298.pdf612.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.