Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6538
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Estudo das vivências infantis por meio da contação de história |
Authors: | Jubé, Úrsula Raquel Ramos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Prestes, Zoia |
Abstract: | O presente trabalho apresenta um estudo das vivências infantis por meio da contação de história. Com base nas ideias de Lev Semionovitch Vigotski sobre o conceito de vivência, faz-se uma breve análise sobre o desenvolvimento da imaginação na infância, apresentando as quatro formas de relação indicadas pelo autor entre fantasia e realidade. Em seguida, disserta-se sobre contação de história, sua origem e desenvolvimento na sociedade. Também, aborda o papel do contador e da literatura infantil ao longo dos séculos. Em seguida, faz uma análise do conceito de vivência nos estudos da psicologia histórico-cultural, fundamentalmente, nos estudos de Vigotski e, com base nos dados da pesquisa de campo, realiza-se uma análise das vivências das crianças envolvidas em três atividades de contação de histórias: com uma contadora profissional, com uma contadora não-profissional e com uma criança contadora. Nas atividades organizadas e observadas revelou-se um alto grau de inibição das ações das crianças causado pela primeira contadora, e um pouco menor pela segunda, sendo a atividade em que a criança era a contadora a única a permitir ações espontâneas e livres, podendo, assim, ocorrer partilha de vivências e enriquecimento das vivências coletivas ao longo da contação da história. |
Keywords: | Vivência Vigotski Contação de história Imaginação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6538 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61200870.pdf | 670.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.