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dc.contributor.advisorBrito, Antônio Cézar N. de-
dc.contributor.authorMathos, Adelaide S. L.-
dc.contributor.authorSilva, Ivanilde dos Santos-
dc.contributor.authorRodrigues, Júnia Elisa Xavier Corrêa-
dc.contributor.authorSousa, Lídia Laurindo de-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:02:13Z-
dc.date.available2015-06-11T14:02:13Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6568-
dc.description.abstractA literatura infantil vem se transformando constantemente. A palavra literatura é intransitiva e, independente do adjetivo que receba, é uma arte que deve ser contemplada em todas as suas dimensões. Para aprimorar essa arte, faz-se necessário o uso de recursos didáticos que envolvam os educando de forma que estes sejam capazes de navegar nas asas da imaginação em busca de um novo saber. Sabe-se que a Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade. Nesse contexto este trabalho buscou, refletir sobre o papel das instituições responsáveis pela promoção da Literatura e a formação do homem, analisando a prática desenvolvida na escola pelo profissional de educação e a contribuição da família para que desempenhem eficazmente o papel de incentivadores do hábito e do gosto pela leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, optou-se pela pesquisa teórica ou bibliográfica, por ser bastante apropriada para esta temática. Este estudo foi de caráter exploratório e destaca o método dialético, usando material elaborado, constituído principalmente de livros e artigos de periódicos, publicados, por diversos autores, que tratam do tema ou exploram áreas afins. O processo de análise e interpretação dos dados encontrados na literatura, especialmente em ZILBERMAN (1993, 1998, 1988,1994), Lajolo (1984), Coelho (2000), possibilitou situar a Literatura Infantil no contexto histórico e relacionando com os recursos didáticos necessários para o desenvolvimento do educando no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:02:13Z No. of bitstreams: 1 40250034.pdf: 827607 bytes, checksum: 6394eca25057414feef2a2a89ad57e64 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleA utilização de recursos criativos para o ensino da literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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