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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorMoraes Sousa, Alessandra-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Antônio Rafael da-
dc.contributor.authorFerreira, Lucilene Marques-
dc.contributor.authorAmorim, Rochelle de Sousa Stanchi-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:06:00Z-
dc.date.available2015-06-11T14:06:00Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6569-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou diagnosticar, analisar e discutir as principais dificuldades encontradas por pais de crianças portadoras de altas habilidades intelectuais na participação do processo de ensino-aprendizagem. A fim de atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa de campo em abordagem qualitativa. A coleta de dados sobre o indivíduo portador de altas habilidades intelectuais ocorreu através de entrevista a cinco pais de alunos superdotados de escolas públicas do DF. Também foram entrevistados cinco profissionais da área de educação e psicologia que, juntamente com o referencial bibliográfico, ofereceram subsídios teórico-práticos, a fim de colaborar com a discussão dos dados. Para analisar e discutir estes dados foram selecionadas as seguintes categorias: Conceitos; Importância (relevância) familiar no processo de ensino-aprendizagem; Ações dos pais no processo de ensino-aprendizagem; Relacionamento social e familiar; Auxílio aos pais no sentido do relacionamento; Ações a serem evitadas no relacionamento; Diagnóstico realizado para identificação das altas habilidades intelectuais; Dificuldades encontradas no relacionamento, Dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem; Ações desenvolvidas pelos pais; Auxílio recebido da escola; e Sugestões para pais. De acordo com o estudo realizado os dados colhidos vieram reforçar a falta de profissionalização e conhecimentos de pais e educadores na área de superdotação, as pessoas, desconhecem as limitações do superdotado e por vezes os consideram detentores de conhecimentos suficientes não necessitando de auxílio, confirmando assim estudos na área. Portanto, cabe aos profissionais da Educação procurar cada vez mais informações sobre o tema a fim de valorizar o superdotado para que se possa utilizar melhor e mais qualitativamente seus conhecimentos para serem mais aproveitados pela sociedade. Assim deve-se ver o indivíduo portador de altas habilidades intelectuais como peça-chave para o crescimento e o desenvolvimento do país e não como meros detentores de conhecimento Em nosso país pode-se observar que os maiores esforços são para os portadores de necessidades educacionais especiais, há uma valorização maior destes. Não se pode deixá-los de lado, mais não se deve deixar de investir onde se tem também um retorno de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:05:58Z No. of bitstreams: 1 40250250.pdf: 253757 bytes, checksum: 461bc6d49af013f2cb039429b937130f (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAlta habilidade intelectualpt_BR
dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem da criança portadora de altas habilidades (superdotado)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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