Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorNascimento, Ana Cristina dos Santos-
dc.contributor.authorAgapito, Kelly Cristina de-
dc.contributor.authorSilva, Lindsey Cristina Corrêa da-
dc.contributor.authorGuimarães, Márcia Cardoso-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:15:23Z-
dc.date.available2015-06-11T14:15:23Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6571-
dc.description.abstractA educação sexual é um tema transversal presente nos Programas Curriculares Nacionais - PCN. Os profissionais da área de Educação e Psicologia concordam a respeito da necessidade da abordagem deste tema em sala de aula. A partir do momento que se compreende esta necessidade, muitos educadores deparam-se com o problema da falta de capacitação profissional que possa auxiliá-los na prática pedagógica. Este trabalho visou contribuir com os professores, oferecendo subsídios para o trabalho sobre a sexualidade infantil em sala de aula, bem como orientação para os pais a respeito deste tema. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram entrevistados 05 (cinco) profissionais que atuam nessa área, sendo um professor de psicologia da criança, dois psicólogos infantis e dois professores do ensino fundamental. As categorias selecionadas para análise e discussão dos dados neste trabalho foram: O Trabalho de Orientação Sexual; O Professor e a Bagagem Sexual pré-adquirida pelos alunos; A Utilização da Mídia; A Ação diante do Modismo Incentivado pela Família; A Reação diante de Jogos Sexuais; A Linguagem Utilizada; A Influência da Família; e As Sugestões aos Professores. Concluiu-se, ao final do trabalho, que a sexualidade infantil deve ser abordada de forma natural e tranqüila, com uma linguagem simples, de acordo com a faixa etária da criança, limitando-se a responder à curiosidade da mesma. A 'bagagem' trazida de casa pela criança deve ser valorizada e respeitada; deve-se, porém, orientar os pais para que o modismo infantil não interfira no desenvolvimento natural da criança, influenciando de forma negativa, antecipando as fases do desenvolvimento infantil. A mídia exerce uma grande influência na formação sexual da criança. Sabendo usá-la de forma correta (qualidade de informação), pode ser um importante mecanismo de educação. Em relação à docência constatou-se que o profissional não deve alarmar-se quando presenciar jogos sexuais, pois fazem parte do desenvolvimento natural da criança, na faixa etária estudada (seis e sete anos). O conteúdo de orientação sexual deve ser aplicado de forma planejada e o profissional deve considerar importante o desenvolvimento de sua própria sexualidade para que o trabalho com educação sexual atinja seus objetivos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:15:23Z No. of bitstreams: 1 40250450.pdf: 314935 bytes, checksum: 831a9f9a7a342b12eda48cc00eb65b63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-11T14:15:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40250450.pdf: 314935 bytes, checksum: 831a9f9a7a342b12eda48cc00eb65b63 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA educação sexual nas séries iniciais faixa etária de seis e sete anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40250450.pdf307.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.