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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6571
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Cristina dos Santos | - |
dc.contributor.author | Agapito, Kelly Cristina de | - |
dc.contributor.author | Silva, Lindsey Cristina Corrêa da | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Márcia Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T14:15:23Z | - |
dc.date.available | 2015-06-11T14:15:23Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6571 | - |
dc.description.abstract | A educação sexual é um tema transversal presente nos Programas Curriculares Nacionais - PCN. Os profissionais da área de Educação e Psicologia concordam a respeito da necessidade da abordagem deste tema em sala de aula. A partir do momento que se compreende esta necessidade, muitos educadores deparam-se com o problema da falta de capacitação profissional que possa auxiliá-los na prática pedagógica. Este trabalho visou contribuir com os professores, oferecendo subsídios para o trabalho sobre a sexualidade infantil em sala de aula, bem como orientação para os pais a respeito deste tema. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram entrevistados 05 (cinco) profissionais que atuam nessa área, sendo um professor de psicologia da criança, dois psicólogos infantis e dois professores do ensino fundamental. As categorias selecionadas para análise e discussão dos dados neste trabalho foram: O Trabalho de Orientação Sexual; O Professor e a Bagagem Sexual pré-adquirida pelos alunos; A Utilização da Mídia; A Ação diante do Modismo Incentivado pela Família; A Reação diante de Jogos Sexuais; A Linguagem Utilizada; A Influência da Família; e As Sugestões aos Professores. Concluiu-se, ao final do trabalho, que a sexualidade infantil deve ser abordada de forma natural e tranqüila, com uma linguagem simples, de acordo com a faixa etária da criança, limitando-se a responder à curiosidade da mesma. A 'bagagem' trazida de casa pela criança deve ser valorizada e respeitada; deve-se, porém, orientar os pais para que o modismo infantil não interfira no desenvolvimento natural da criança, influenciando de forma negativa, antecipando as fases do desenvolvimento infantil. A mídia exerce uma grande influência na formação sexual da criança. Sabendo usá-la de forma correta (qualidade de informação), pode ser um importante mecanismo de educação. Em relação à docência constatou-se que o profissional não deve alarmar-se quando presenciar jogos sexuais, pois fazem parte do desenvolvimento natural da criança, na faixa etária estudada (seis e sete anos). O conteúdo de orientação sexual deve ser aplicado de forma planejada e o profissional deve considerar importante o desenvolvimento de sua própria sexualidade para que o trabalho com educação sexual atinja seus objetivos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:15:23Z No. of bitstreams: 1 40250450.pdf: 314935 bytes, checksum: 831a9f9a7a342b12eda48cc00eb65b63 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A educação sexual nas séries iniciais faixa etária de seis e sete anos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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40250450.pdf | 307.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
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