Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPires-de-Melo, Maria Catharina-
dc.contributor.authorNóbrega, Ana Lúcia de Oliveira-
dc.contributor.authorYañez, Elvira de Jesus Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Auxiliadora Franco-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:18:26Z-
dc.date.available2015-06-11T14:18:26Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta pesquisa bibliográfica na obra de vários lingüistas brasileiros, tendo como objetivo esclarecer a pouca utilidade que o uso da gramática tradicional tem no trabalho docente em turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental e sugere novas práticas para as aulas de Língua Portuguesa que prestigiem a gramática descritiva e internalizada, respaldadas no PCN. Através de pesquisa a instrumentos de avaliação de aprendizagem e questionário respondido por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública do DF e análise crítica dos resultados, demonstra-se a ineficácia do ensino gramatical classificatório. Propomos a exclusão do ensino gramaticalista em séries iniciais, praticada pela pedagogia tradicional, pelo fato de sua aplicação não surtir efeitos práticos no desempenho do desenvolvimento da língua padrão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:18:26Z No. of bitstreams: 1 40250494.pdf: 211727 bytes, checksum: 98f923a27b88c4967add60b7e7c52113 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-11T14:18:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40250494.pdf: 211727 bytes, checksum: 98f923a27b88c4967add60b7e7c52113 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEnsino da gramáticapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.titleGramática na escola: caminhos e descaminhospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40250494.pdf206.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.