Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires-de-Melo, Maria Catharina | - |
dc.contributor.author | Nóbrega, Ana Lúcia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Yañez, Elvira de Jesus Silva | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Auxiliadora Franco | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T14:18:26Z | - |
dc.date.available | 2015-06-11T14:18:26Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta pesquisa bibliográfica na obra de vários lingüistas brasileiros, tendo como objetivo esclarecer a pouca utilidade que o uso da gramática tradicional tem no trabalho docente em turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental e sugere novas práticas para as aulas de Língua Portuguesa que prestigiem a gramática descritiva e internalizada, respaldadas no PCN. Através de pesquisa a instrumentos de avaliação de aprendizagem e questionário respondido por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública do DF e análise crítica dos resultados, demonstra-se a ineficácia do ensino gramatical classificatório. Propomos a exclusão do ensino gramaticalista em séries iniciais, praticada pela pedagogia tradicional, pelo fato de sua aplicação não surtir efeitos práticos no desempenho do desenvolvimento da língua padrão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:18:26Z No. of bitstreams: 1 40250494.pdf: 211727 bytes, checksum: 98f923a27b88c4967add60b7e7c52113 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-11T14:18:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40250494.pdf: 211727 bytes, checksum: 98f923a27b88c4967add60b7e7c52113 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Ensino da gramática | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | PCN | pt_BR |
dc.title | Gramática na escola: caminhos e descaminhos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40250494.pdf | 206.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.