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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorBarozzi, Ana Paula Gonçalves N.-
dc.contributor.authorAlves, Juliana Martins-
dc.contributor.authorSantos, Katiane Rodrigues dos-
dc.contributor.authorSoares, Keula de Cássia Silva-
dc.contributor.authorSilva, Vera Lúcia de Lima da-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:20:43Z-
dc.date.available2015-06-11T14:20:43Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6573-
dc.description.abstractA presente monografia pretendeu fazer uma análise crítica do processo de construção da escola inclusiva, observando-se a compatibilização da legislação com o cotidiano escolar. Pretendeu-se verificar se a escola está atendendo à legislação no que se refere à formação do educador; se o espaço físico da mesma está suprindo às necessidades do aluno deficiente; se a escola está realizando a adaptação curricular de modo a atender aos alunos inclusivos; observar se os sistemas de apoio estão sendo ofertados; e, por fim, oferecer subsídios à comunidade escolar, no sentido de perceber a prescrição da lei e sua concomitante aplicação ao cotidiano escolar. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) da rede regular de ensino público do DF(Taguatinga, Plano Piloto, Samambaia, Guará e Ceilândia). Os instrumentos utilizados foram a análise documental (leis, portarias, decretos) e a entrevista de caráter qualitativo/interpretativo abordando as categorias mencionadas, anteriormente, com a finalidade de subsidiar uma análise crítica do processo de inclusão e a compatibilização da legislação com o cotidiano escolar. Pode-se concluir, através deste estudo, que muitas modificações no âmbito da práxis ainda devem ser feitas e que a realidade escolar ainda não é condizente com a legislação. É notório o estabelecimento de medidas que visem assegurar os direitos conquistados, a melhoria da qualidade da educação, o investimento em uma ampla formação dos educadores, a remoção de barreiras físicas e atitudinais, a previsão e provisão de recursos materiais e humanos entre outras possibilidades. Nesta perspectiva potencializa- se um movimento de transformação da realidade para se conseguir reverter o percurso de exclusão de pessoas com ou sem deficiência no sistema educacionalpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:20:43Z No. of bitstreams: 1 40250571.pdf: 522261 bytes, checksum: 0d4aba5de114e53ea6fc9a337bce1916 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLegislação inclusivapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO processo de inclusão: da legislação à realidade: uma análise críticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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