Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6574
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Nanci | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Paula Soares de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Claudia Cristina de | - |
dc.contributor.author | Escovêdo, Daniela Peixoto | - |
dc.contributor.author | Silva, Patrícia Goulart da | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Raquel Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T14:25:12Z | - |
dc.date.available | 2015-06-11T14:25:12Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6574 | - |
dc.description.abstract | O referido trabalho tem por objetivo principal, identificar os fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Classe 39 da Ceilândia, categorizando-os em aspectos familiares, socioeconômico e culturais, linguagem oral e escrita e gestão escolar. À luz dos conhecimentos obtidos pelos autores colaboradores para enriquecimento e sustentação do referencial teórico, foi possível realizar análises e sugestões dos resultados obtidos na coleta e organização dos dados, organização essa exposta por meio de gráficos, tabelas e comentários. Para efetivação da pesquisa, alguns instrumentos serviram como base para orientar e desencadear esse processo como: análise documental (relatórios individuais dos alunos, projeto político pedagógico da escola, fichas individuais). Questionários aplicados aos pais e professores das 3ª e 4ª séries e informações complementares como conversa informal com professores. Este trabalho tem o intuito de apresentar sugestões a quem dele de apropriar. O problema de aprendizagem existe, é fato, e não deve ser tratado com descaso nem pela escola, tão pouco pela família, pois o problema é de toda a sociedade organizada. Não se trata apenas de encontrar o ‘responsável’, ainda é preciso identificar os caminhos pedagógicos que conduzirão os discentes a obtenção do sucesso, as características destes alunos a quem são atribuídas dificuldades de aprendizagem, as peculiaridades de sua cultura e a especificidade do processo individual de conhecer e construir o saber e sua capacidade de aprender. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:25:12Z No. of bitstreams: 1 40250600.pdf: 277328 bytes, checksum: 34ee35b1dd99399066c79ee8a7971769 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-11T14:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40250600.pdf: 277328 bytes, checksum: 34ee35b1dd99399066c79ee8a7971769 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Fator | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40250600.pdf | 270.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.