Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6574
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Nanci-
dc.contributor.authorSousa, Ana Paula Soares de-
dc.contributor.authorOliveira, Claudia Cristina de-
dc.contributor.authorEscovêdo, Daniela Peixoto-
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Goulart da-
dc.contributor.authorAguiar, Raquel Carvalho de-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:25:12Z-
dc.date.available2015-06-11T14:25:12Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6574-
dc.description.abstractO referido trabalho tem por objetivo principal, identificar os fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Classe 39 da Ceilândia, categorizando-os em aspectos familiares, socioeconômico e culturais, linguagem oral e escrita e gestão escolar. À luz dos conhecimentos obtidos pelos autores colaboradores para enriquecimento e sustentação do referencial teórico, foi possível realizar análises e sugestões dos resultados obtidos na coleta e organização dos dados, organização essa exposta por meio de gráficos, tabelas e comentários. Para efetivação da pesquisa, alguns instrumentos serviram como base para orientar e desencadear esse processo como: análise documental (relatórios individuais dos alunos, projeto político pedagógico da escola, fichas individuais). Questionários aplicados aos pais e professores das 3ª e 4ª séries e informações complementares como conversa informal com professores. Este trabalho tem o intuito de apresentar sugestões a quem dele de apropriar. O problema de aprendizagem existe, é fato, e não deve ser tratado com descaso nem pela escola, tão pouco pela família, pois o problema é de toda a sociedade organizada. Não se trata apenas de encontrar o ‘responsável’, ainda é preciso identificar os caminhos pedagógicos que conduzirão os discentes a obtenção do sucesso, as características destes alunos a quem são atribuídas dificuldades de aprendizagem, as peculiaridades de sua cultura e a especificidade do processo individual de conhecer e construir o saber e sua capacidade de aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:25:12Z No. of bitstreams: 1 40250600.pdf: 277328 bytes, checksum: 34ee35b1dd99399066c79ee8a7971769 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-11T14:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40250600.pdf: 277328 bytes, checksum: 34ee35b1dd99399066c79ee8a7971769 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectFatorpt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40250600.pdf270.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.