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dc.contributor.advisorReis, Ademir Gaspar dos-
dc.contributor.authorAraújo, Auricélia Lima de-
dc.contributor.authorOliveira, Lucivane Camelo de-
dc.contributor.authorCamargo, Rosana Maria de Lima-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:36:17Z-
dc.date.available2015-06-11T14:36:17Z-
dc.date.issued2005-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6577-
dc.description.abstractA presente monografia tem por objetivo pesquisar os aspectos positivos da afetividade na aprendizagem. Este assunto surgiu das reflexões feitas durante este curso. O intuito é amenizar os problemas de aprendizagem existentes entre os alunos das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. Os objetivos a serem alcançados, tendo em vista a realidade da pesquisa bibliográfica, são: analisar se a afetividade é um princípio norteador da ação do docente no processo de aprendizagem de crianças das séries iniciais do ensino fundamental; identificar como se dá a relação professor/aluno em turmas das séries iniciais; comparar a relação professor/aluno estabelecida entre essas turmas; analisar o resultado dessa relação na aprendizagem das crianças; identificar os mecanismos que os docentes das séries iniciais utilizam para desenvolver a relação afetiva em sala de aula; analisar os pontos positivos que existem na utilização da afetividade como instrumento de intervenção pedagógica para a aprendizagem. Levando em conta os aspectos levantados na pesquisa, foi realizado o trabalho o qual sugerimos esclarecer em uma nova perspectiva as relações professor/aluno e aluno/aluno. Como: as dimensões da afetividade, intelectualização dos sentimentos, afeto e aprendizagem, influência das emoções na área educativa, as orientações metodológicas para realização dos questionários na Escola Classe 15 de Ceilândia para professores e alunos. Análises, estudos, considerações pessoais e bibliográficas sobre o tema. Assim está estruturada essa pesquisa para dar contribuição e fornecer meios para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e subsidiar o trabalho pedagógico do professor. A educação da emoção deve ser incluída entre os propósitos das ações de ensinar e aprender, o que supõe o conhecimento íntimo do modo de funcionamento da inteligência e da emoção. Piaget considera os valores como pertencentes à dimensão geral da afetividade no ser humano. Refletindo o crescimento da aprendizagem por meio do afeto Wallon afirma que a razão nasce da emoção, ou seja, a aprendizagem vem do afeto. Portanto, é impossível dissociar aprendizagem das crianças do ensino fundamental da afetividade. Conscientes de suas responsabilidades os professores têm convicção que a educação pelo afeto formará cidadãos críticos e seguros de seu papel social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:36:17Z No. of bitstreams: 1 40250997.pdf: 259628 bytes, checksum: e7e989b9fa9a9384e73751f48c639e36 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleAfetividade: os benefícios da utilização da afetividade como instrumento facilitador da aprendizagem de crianças nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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