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dc.contributor.advisorSilva Júnior, Renato Oliveira da-
dc.contributor.authorCrispim, Cinthia Rodrigues-
dc.contributor.authorAmbrózio, Glaucia Hottum Ricardo-
dc.contributor.authorSantana, Marina Cunha C. de O-
dc.contributor.authorVieira, Marilene Ruas-
dc.contributor.authorPereira, Marizete Luiz-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:45:46Z-
dc.date.available2015-06-11T14:45:46Z-
dc.date.issued2005-06-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6579-
dc.description.abstractA educação tem como finalidade a construção da cidadania. Na escola sua ação e reflexão poderá contribuir com uma educação emancipadora, onde os cidadãos e cidadãs descubram a sua real capacidade de perceber o mundo em que vive. A presente pesquisa tem como foco de interesse a “Educação Para a Cidadania: A função social da escola nas séries iniciais”; o tema dá ênfase à problemática investigada. “Como os professores da rede pública de Brasília Distrito federal, em sua prática pedagógica levam seus alunos a serem cidadãos e cidadãs, críticos e transformadores”. Percebe-se que, de um modo geral, os professores não têm claros os conhecimentos voltados à questão da cidadania, como um fator determinante na conscientização dos educandos. É fundamental que a escola caminhe para uma educação democrática e conscientizadora. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi verificar se, através da prática pedagógica, os professores levam seus alunos a terem uma postura crítica participativa ao longo do processo ensino-aprendizagem. A escola deve ser um espaço democrático onde permita ao aluno manifestar seus conhecimentos e experiências de vida, seja através da interação oral ou escrita. O professor, nesta perspectiva, deverá ser capaz de assegurar continuamente as conquistas dos alunos promovendo a interação dentro e fora da escola, a fim de construir uma consciência democrática em seus educandos. Em última análise, este trabalho não tem a pretensão de ser uma obra pronta e acabada, nem tão pouco esgotar o assunto, mas sim, contribuir para que a escola seja o principal fórum das futuras gerações, e os professores, aqueles cuja função possa plantar valores éticos e morais de democracia e de cidadania plena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:45:46Z No. of bitstreams: 1 40251350.pdf: 245709 bytes, checksum: c563652050ccaf6a72482c2bedeb68b2 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.titleEducação para a cidadania: a função social da escola nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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