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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6579
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Renato Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Crispim, Cinthia Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Ambrózio, Glaucia Hottum Ricardo | - |
dc.contributor.author | Santana, Marina Cunha C. de O | - |
dc.contributor.author | Vieira, Marilene Ruas | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marizete Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T14:45:46Z | - |
dc.date.available | 2015-06-11T14:45:46Z | - |
dc.date.issued | 2005-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6579 | - |
dc.description.abstract | A educação tem como finalidade a construção da cidadania. Na escola sua ação e reflexão poderá contribuir com uma educação emancipadora, onde os cidadãos e cidadãs descubram a sua real capacidade de perceber o mundo em que vive. A presente pesquisa tem como foco de interesse a “Educação Para a Cidadania: A função social da escola nas séries iniciais”; o tema dá ênfase à problemática investigada. “Como os professores da rede pública de Brasília Distrito federal, em sua prática pedagógica levam seus alunos a serem cidadãos e cidadãs, críticos e transformadores”. Percebe-se que, de um modo geral, os professores não têm claros os conhecimentos voltados à questão da cidadania, como um fator determinante na conscientização dos educandos. É fundamental que a escola caminhe para uma educação democrática e conscientizadora. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi verificar se, através da prática pedagógica, os professores levam seus alunos a terem uma postura crítica participativa ao longo do processo ensino-aprendizagem. A escola deve ser um espaço democrático onde permita ao aluno manifestar seus conhecimentos e experiências de vida, seja através da interação oral ou escrita. O professor, nesta perspectiva, deverá ser capaz de assegurar continuamente as conquistas dos alunos promovendo a interação dentro e fora da escola, a fim de construir uma consciência democrática em seus educandos. Em última análise, este trabalho não tem a pretensão de ser uma obra pronta e acabada, nem tão pouco esgotar o assunto, mas sim, contribuir para que a escola seja o principal fórum das futuras gerações, e os professores, aqueles cuja função possa plantar valores éticos e morais de democracia e de cidadania plena. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:45:46Z No. of bitstreams: 1 40251350.pdf: 245709 bytes, checksum: c563652050ccaf6a72482c2bedeb68b2 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.title | Educação para a cidadania: a função social da escola nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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