Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6581
metadata.dc.type: TCC
Title: Indisciplina e violência na escola
Authors: Silva, Dílson Batista da
Bardini, Rosileia Rita
Moura, Silvia Leila De
Guedes, Vandelice Ferreira
Bellino, Zenaide Kury
metadata.dc.contributor.advisor: Salim, Cássia Maria Ramalho
Abstract: Neste estudo foi realizado uma reflexão sobre indisciplina e violência em sala de aula, comportamentos que tem sido de grande preocupação entre o corpo docente e que se tornou uma realidade em âmbito mundial, atingindo não só uma ou outra classe social, mas perneando todas as classes sociais e culturais. Nessa perspectiva foi apresentados alguns estudos que foram desenvolvidos permitindo compreender a existência de inúmeros fatores que influenciam no comportamento da criança. A questão da indisciplina e violência é referida tendo como causa a falta de limites. A violência é devido ao fato da falta de limites trazida de casa pelas crianças e adolescentes. Da mesma forma é motivada pela ausência de valores, falta de regras, excessivo autoritarismo, mudanças sociais. O objetivo deste estudo foi o de verificar os comportamentos indisciplinados no contexto escolar. Foi utilizado como coleta de dados observação sistemática em sala de aula, das atitudes comportamentais de alunos referidos como indisciplinados. As observações foram realizadas em séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Pública de Sobradinho, DF. Os resultados apontam que os alunos considerados indisciplinados pelo professor, demonstraram atitudes citadas na literatura como comportamento indisciplinado e que constitui um dos fatores que causam o fracasso escolar e as dificuldades na aprendizagem, além de influenciar na prática pedagógica do professor.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6581
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40252188.pdf372.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.