Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6590
metadata.dc.type: Monografia
Title: Hiperatividade: uma problemática da sala de aula
Authors: Souza, Isabel Guimarães
Pereira, Juarez Gomes
Algarte, Luzia Clara
Abstract: No contexto escolar é comum, ouvir queixas dos professores a respeito do comportamento de crianças que apresentam o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. O número de crianças que são consideradas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, parece aumentar a cada dia, sendo considerado que 3% a 5% de crianças em idade escolar, apresentam um conjunto de características ou sintomas que comumente é denominado de hiperatividade. Este transtorno causa mudanças fundamentais no comportamento, interferindo no processo interacional e educacional das crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo, esclarecer as dúvidas referentes a estes comportamentos e as suas conseqüências na sala de aula. Conhecer a realidade da criança e do adolescente que apresenta este transtorno no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através de entrevistas com profissionais da educação. A análise do relato verbal destas entrevistas foi realizada. Os resultados apontam que muitos dos professores e profissionais desconhecem quais os comportamentos que são acarretados por este transtorno, confundindo com comportamentos indisciplinados e por questão de falta de limites. A conclusão indica é que o professor deve conhecer quais os comportamentos que são acarretados pelo transtorno do déficit de atenção. É necessário saber distinguir de outros comportamentos que acarretam o desajustamento na sala de aula, para saberem encaminhar para avaliação e intervenção psicopedagógica, além de modificar suas crenças para ajustar sua prática pedagógica à necessidade destes alunos.
Keywords: Desadaptação escolar
Hiperatividade
Transtorno do déficit de atenção
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6590
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40253914.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.