Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Raposo, Denise Mª dos S. Paulinelli | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Alessandra Cristina Muniz de | - |
dc.contributor.author | Leão, Ana Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cláudia Aparecida de | - |
dc.contributor.author | Silva, Valentina Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T12:47:50Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T12:47:50Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6597 | - |
dc.description.abstract | Pode-se observar que a Literatura Infantil no campo educacional funciona como um importante recurso estimulador da aprendizagem para todos os educandos. Nesse sentido o objetivo geral desta pesquisa é investigar a Literatura como fonte de motivação para o desenvolvimento da criança. De maneira mais especifica buscou enfatizar a análise da literatura infantil como fonte de recursos para o desenvolvimento da criança; investigar as estratégias de motivação dos professores para despertar o interesse dos alunos. Para atingir estes objetivos optou-se pela pesquisa bibliográfica, por ser bastante apropriada para está temática e a pesquisa de campo, fundamentada em pelos pressupostos da metodologia qualitativa, na qual foi utilizado o questionário, aplicado com oito professores da 2ª série e a observação em equipe, com os alunos. A análise de dados evidenciou a importância da literatura como um elemento que possibilita o desenvolvimento da imaginação das crianças e um processo contínuo do aprendizado. O estudo possibilitou uma maior compreensão da literatura infantil no ambiente escolar e como ela pode ser trabalhada na prática diária em sala de aula, concebendo-a como um movimento amplo de interação. Constatou-se, ainda a possibilidade de construção do conhecimento que permite que as crianças consigam redigir melhor, desenvolvendo sua criatividade, confirmando que o ato de ler e o ato de escrever estão intimamente interligados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T12:47:50Z No. of bitstreams: 1 40261130.pdf: 272377 bytes, checksum: c64ed7b061c2f92989ca726b1460be63 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T12:47:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40261130.pdf: 272377 bytes, checksum: c64ed7b061c2f92989ca726b1460be63 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da leitura dos alunos da 2ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40261130.pdf | 265.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.