Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6602
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schneider, Ciomara | - |
dc.contributor.author | Araújo, Marluce Paula de | - |
dc.contributor.author | Silva, Neuzete Leite da | - |
dc.contributor.author | Santos, Patrocínia Araújo dos | - |
dc.contributor.author | Souza, Selma Lila de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T13:07:45Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T13:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6602 | - |
dc.description.abstract | Com a pretensão em fornecer informações sobre as dificuldades de aprendizagem, com enfoque na área da linguagem -leitura e escrita- apresentadas por alunos que cursam as séries iniciais do Ensino Fundamental, e tendo como fundamentação teórica concepções relacionadas aos fatores externos que interferem no processo de ensino e aprendizagem; realizamos este trabalho. Para isso, utilizamos como fundamentação a pesquisa teórica, onde apresentamos teorias e conceitos diversos relativos ao nosso tema, o que nos possibilitou explicitar nossas idéias de forma subjetiva, coerente e reflexiva sobre os tópicos abordados. Por meio dessa, foi possível relatar experiências direcionadas às dificuldades de aprendizagem, onde relatamos suas causas, seu percurso e as intervenções aprimoradas. Entretanto, compreendemos que a aprendizagem é um processo longo, contínuo e individual; pois o sujeito aprende por si só; e nesse caso o educador é um mero mediador. Podemos mencionar que as dificuldades advém de fatores internos e externos, o que para nós o mais interessante foi abordar os fatores externos ao indivíduo. Essa pesquisa teórica possibilita reconstruir, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, aprimorando assim, fundamentos teóricos e enriquecendo a prática pedagógica. Sendo possível fazer um elo entre a teoria e a prática. Desenvolvemos também atividades e teorias que favorecem a prevenção e intervenção das dificuldades de aprendizagem, bem como a prática da psicomotricidade, o processo de alfabetização, educação infantil e a aquisição da leitura e escrita. E como esses intervêm nas dificuldades? De várias maneiras, desde a maturação até a alfabetização. Nós educadores devemos praticar com mais êxito atividades educativas que envolvam a leitura e a escrita, pois somente com a prática diária é que o educando será capaz de enfrentar os medos e as dificuldades surgidas no processo de aprendizagem. No mais, fica explícito que impor regras no processo de aquisição da leitura e escrita, é o mesmo que impossibilitar o discente de se comunicar. Suas dificuldades muitas vezes são entendidas como algo já saturado e por isso os docentes não investem em sua promoção, na verdade trabalhar com esse educando de maneira individualizada é um trabalho árduo e requer disposição. Porém, aqueles que o fazem se sobressaem vitoriosos – tanto educando e educador – pois, de fato a aprendizagem é significativa para ambas as partes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:07:45Z No. of bitstreams: 1 40256955.pdf: 318066 bytes, checksum: 4b13ebae4e350b797b5ade25ac6a9a24 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T13:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40256955.pdf: 318066 bytes, checksum: 4b13ebae4e350b797b5ade25ac6a9a24 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem: enfoque na leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40256955.pdf | 310.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.