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dc.contributor.advisorSchneider, Ciomara-
dc.contributor.authorAraújo, Marluce Paula de-
dc.contributor.authorSilva, Neuzete Leite da-
dc.contributor.authorSantos, Patrocínia Araújo dos-
dc.contributor.authorSouza, Selma Lila de-
dc.date.accessioned2015-06-12T13:07:45Z-
dc.date.available2015-06-12T13:07:45Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6602-
dc.description.abstractCom a pretensão em fornecer informações sobre as dificuldades de aprendizagem, com enfoque na área da linguagem -leitura e escrita- apresentadas por alunos que cursam as séries iniciais do Ensino Fundamental, e tendo como fundamentação teórica concepções relacionadas aos fatores externos que interferem no processo de ensino e aprendizagem; realizamos este trabalho. Para isso, utilizamos como fundamentação a pesquisa teórica, onde apresentamos teorias e conceitos diversos relativos ao nosso tema, o que nos possibilitou explicitar nossas idéias de forma subjetiva, coerente e reflexiva sobre os tópicos abordados. Por meio dessa, foi possível relatar experiências direcionadas às dificuldades de aprendizagem, onde relatamos suas causas, seu percurso e as intervenções aprimoradas. Entretanto, compreendemos que a aprendizagem é um processo longo, contínuo e individual; pois o sujeito aprende por si só; e nesse caso o educador é um mero mediador. Podemos mencionar que as dificuldades advém de fatores internos e externos, o que para nós o mais interessante foi abordar os fatores externos ao indivíduo. Essa pesquisa teórica possibilita reconstruir, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, aprimorando assim, fundamentos teóricos e enriquecendo a prática pedagógica. Sendo possível fazer um elo entre a teoria e a prática. Desenvolvemos também atividades e teorias que favorecem a prevenção e intervenção das dificuldades de aprendizagem, bem como a prática da psicomotricidade, o processo de alfabetização, educação infantil e a aquisição da leitura e escrita. E como esses intervêm nas dificuldades? De várias maneiras, desde a maturação até a alfabetização. Nós educadores devemos praticar com mais êxito atividades educativas que envolvam a leitura e a escrita, pois somente com a prática diária é que o educando será capaz de enfrentar os medos e as dificuldades surgidas no processo de aprendizagem. No mais, fica explícito que impor regras no processo de aquisição da leitura e escrita, é o mesmo que impossibilitar o discente de se comunicar. Suas dificuldades muitas vezes são entendidas como algo já saturado e por isso os docentes não investem em sua promoção, na verdade trabalhar com esse educando de maneira individualizada é um trabalho árduo e requer disposição. Porém, aqueles que o fazem se sobressaem vitoriosos – tanto educando e educador – pois, de fato a aprendizagem é significativa para ambas as partes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:07:45Z No. of bitstreams: 1 40256955.pdf: 318066 bytes, checksum: 4b13ebae4e350b797b5ade25ac6a9a24 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem: enfoque na leitura e escritapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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