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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6604
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Salim, Cássia Maria Ramalho | - |
dc.contributor.author | Araújo, Patricia Silva Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T13:15:33Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T13:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6604 | - |
dc.description.abstract | A deficiência mental constitui um dos tipos mais comuns dos problemas de aprendizagem. No processo de inclusão de alunos com deficiência mental, há uma necessidade de avaliar o grau da deficiência mental para a verdadeira inclusão, pois é uma patologia que apresenta diversas condições. Constitui em funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, manifestado desde a primeira infância e caracteristicamente apresenta a incapacidade de adaptar-se às demandas culturais da sociedade, como conseqüente prejuízo na conduta adaptativa. A deficiência mental pode advir de várias causas. Patológicas e Síndromes, como por exemplo, paralisia cerebral, síndrome de Down, síndrome do X frágil, erros inatos do metabolismo. Estas causas podem determinar os vários níveis de deficiência mental. Este estudo tem por objetivo enriquecer o conhecimento sobre a deficiência em seus vários níveis e formas, sobre a capacidade de aprendizagem desses indivíduos e como o processo de inclusão pode proporcionar adaptações curriculares para este indivíduo. Para isto foi realizada revisão criteriosa da literatura pertinente, buscando assim embasar a formação de profissionais da educação. A revisão teórica aqui apresentada perpassa pelo histórico, conceito e classificação da deficiência mental, abrangendo causas, diagnósticos e prevenção até aqui conhecidos. Decorrendo de tais perspectivas, este estudo enfoca o aspecto educacional tratando da questão da inclusão, enfocando as vertentes nas adaptações curriculares. Também destaca a relação estabelecida com contexto familiar e sociocultural do deficiente mental. A compreensão dos itens relacionados, contribui para uma vivencia consciente e desmistificada acerca dos limites e pontecialidades do deficiente mental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:15:33Z No. of bitstreams: 1 40257518.pdf: 279615 bytes, checksum: fd83236ed3bd46ae41632a28f3c210f9 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Deficiência mental | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Um olhar para a deficiência mental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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