Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | João, Renato Bastos | - |
dc.contributor.author | Pimentel, Tatiana Modesto | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T13:33:53Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T13:33:53Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6608 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa se propôs construir o processo de letramento tendo elemento facilitador as cantigas de roda da cultura popular brasileira. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa esteve em evidenciar as cantigas de roda da cultura popular brasileira como instrumentos lúdicos e significativos no processo de letramento da Educação de Jovens e Adultos. Os jogos, brincadeiras e cantigas de roda são fontes de desenvolvimento da linguagem e construção da relação entre o lúdico e o código escrito. Esta manifestação cultural presente na história de vida dos educandos, apresenta-se como experiência lúdica, a qual possibilita conduzir os educandos a um processo de aprendizagem significativa. A elaboração teórica desta pesquisa se fundamenta, principalmente, na concepção de lúdico e aprendizagem proposta por Vygotsky. A metodologia de pesquisa foi subsidiada por principio qualitativos, a partir dos quais se fez uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: atividades lúdicas, observação participativa, entrevistas e o diário de campo. A investigação foi realizada em uma escola Pública do Distrito Federal, localizada no Lago Oeste, área Rural de Sobradinho. A análise dos dados demonstrou que o resgate e utilização das cantigas de roda que os alunos vivenciaram em sua infância possibilitaram maior interação entre o conhecimento empírico e o processo de construção do código escrito. Ao término da pesquisa identificamos a utilização das cantigas de roda da cultura popular como agente facilitador da aprendizagem significativa do processo de letramento de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:33:53Z No. of bitstreams: 1 40259280.pdf: 295288 bytes, checksum: def5da2f195f70eda31b7cfc1157ff80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T13:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40259280.pdf: 295288 bytes, checksum: def5da2f195f70eda31b7cfc1157ff80 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Cantiga de roda | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Cantigas de roda da cultura popular brasileira como facilitador na constução do processo de letramento da educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40259280.pdf | 288.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.