Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJoão, Renato Bastos-
dc.contributor.authorPimentel, Tatiana Modesto-
dc.date.accessioned2015-06-12T13:33:53Z-
dc.date.available2015-06-12T13:33:53Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6608-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa se propôs construir o processo de letramento tendo elemento facilitador as cantigas de roda da cultura popular brasileira. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa esteve em evidenciar as cantigas de roda da cultura popular brasileira como instrumentos lúdicos e significativos no processo de letramento da Educação de Jovens e Adultos. Os jogos, brincadeiras e cantigas de roda são fontes de desenvolvimento da linguagem e construção da relação entre o lúdico e o código escrito. Esta manifestação cultural presente na história de vida dos educandos, apresenta-se como experiência lúdica, a qual possibilita conduzir os educandos a um processo de aprendizagem significativa. A elaboração teórica desta pesquisa se fundamenta, principalmente, na concepção de lúdico e aprendizagem proposta por Vygotsky. A metodologia de pesquisa foi subsidiada por principio qualitativos, a partir dos quais se fez uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: atividades lúdicas, observação participativa, entrevistas e o diário de campo. A investigação foi realizada em uma escola Pública do Distrito Federal, localizada no Lago Oeste, área Rural de Sobradinho. A análise dos dados demonstrou que o resgate e utilização das cantigas de roda que os alunos vivenciaram em sua infância possibilitaram maior interação entre o conhecimento empírico e o processo de construção do código escrito. Ao término da pesquisa identificamos a utilização das cantigas de roda da cultura popular como agente facilitador da aprendizagem significativa do processo de letramento de jovens e adultos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:33:53Z No. of bitstreams: 1 40259280.pdf: 295288 bytes, checksum: def5da2f195f70eda31b7cfc1157ff80 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-12T13:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40259280.pdf: 295288 bytes, checksum: def5da2f195f70eda31b7cfc1157ff80 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectCantiga de rodapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleCantigas de roda da cultura popular brasileira como facilitador na constução do processo de letramento da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40259280.pdf288.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.