Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6609
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Veloso, Sainy Coelho Borges | - |
dc.contributor.author | Vale, Ediléia Gadelha Deo | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Maria José de Souza Porto | - |
dc.contributor.author | Barcelos, Maria José Miranda Carneiro | - |
dc.contributor.author | Vinhote, Maria Luiza Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | Silva, Tânia Mara Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T13:37:41Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T13:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6609 | - |
dc.description.abstract | Enfatiza-se neste estudo a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais. Atividades lúdicas e recreativas são duas ferramentas um tanto quanto indicadas no processo do ensino, tendo em vista que aproximam o objetivo do professor à realidade da criança, resultando em uma integração entre ambos os interesses: aprender e ensinar. O objetivo geral deste estudo foi verificar a importância do lúdico no processo de ensino nas Séries Inicias. Para facilitar a compreensão este objetivo foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: identificar os conceitos e significados relacionados ao brinquedo; valorizar a importância dos momentos lúdicos para o desenvolvimento dos alunos; compreender o brincar e sua origem cultural; e pesquisar a construção da atividade lúdica no contexto histórico. O estudo bibliográfico realizado no trabalho demonstrou, entre outros, que as atividades lúdicas propiciam um desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas. Para complementar a informação proveniente do capítulo teórico, foi desenvolvida uma pesquisa de campo do tipo qualitativa na Escola Classe de atuação de cada educador envolvido neste estudo. Tal pesquisa teve como instrumento um questionário aplicado para professores. Como consideração final do estudo, chega-se ao entendimento que a atividade lúdica no processo de ensino mostra-se fundamental, pois por meio dessa abordagem da atividade pode-se facilitar a aprendizagem e estimular a integração sempre respeitando ainda a individualidade de cada criança. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:37:41Z No. of bitstreams: 1 40260212.pdf: 653556 bytes, checksum: ee312643612554791f61cbb47998e619 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T13:37:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40260212.pdf: 653556 bytes, checksum: ee312643612554791f61cbb47998e619 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40260212.pdf | 638.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.