Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6610
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serique, Jorge Augusto Borges | - |
dc.contributor.author | Fernades, Adailma M. S. | - |
dc.contributor.author | Sousa, Alfa Rodrigues Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Seixas, Deuzalina de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Rêgo, Elizângela Carreiro do | - |
dc.contributor.author | Guerra, Rivalda de Jesus Moura | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T14:06:00Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T14:06:00Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6610 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar o comportamento lúdico no desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino de matemática e português. A metodologia utilizada foi de natureza pratica, com abordagem qualitativa, que pode ser chamada naturalística, pois as atividades aconteceram dentro da sala de aula e no ambiente escolar, privilegiando, assim o ambiente natural dos educandos e permitindo maior aproximação com objeto observado, possibilitando momentos de intervenções na qual o pesquisador teve a oportunidade de identificar em atividades, conceitos matemáticos e de português dentro dos aspectos afetivo e social. Participaram da pesquisa a professora regente e os alunos de uma turma de alfabetização, que apresentam faixa etária entre seis e sete anos. Os dados do estudo foram coletados através de observação e anotados em fichas. A observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização entre o observador e o objeto em estudo. Dessa forma, o observador teve maior preocupação com o processo do que com o produto, sendo observado como é manifestado o comportamento social e afetivo dos educandos durante as atividades com jogos envolvendo conceitos de matemática e de português. Os resultados dessa pesquisa permitiram apontar que o lúdico implica uma dimensão evolutiva com as crianças apresentando características especificas e formas diferentes de brincar. Mostra que a brincadeira não apenas uma forma de liberdade ou entretenimento para gastar energia, mas os meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social e pode influenciar na aprendizagem. Conclui-se que a atividade lúdica é uma necessidade do ser humano, possui um papel construtivo no desenvolvimento do educando, fundamental para o raciocínio lógico, a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo o desenvolvimento da iniciativa, da imaginação, da criatividade e do interesse e contribui para o desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino da matemática e português na 1ª série do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T14:06:00Z No. of bitstreams: 1 40261022.pdf: 330274 bytes, checksum: 1f55c4f1f7685f5f04f3bf9216fa56a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T14:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40261022.pdf: 330274 bytes, checksum: 1f55c4f1f7685f5f04f3bf9216fa56a4 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.title | O lúdico no desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino de matemática e português na 1ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40261022.pdf | 322.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.