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dc.contributor.advisorSerique, Jorge Augusto Borges-
dc.contributor.authorFernades, Adailma M. S.-
dc.contributor.authorSousa, Alfa Rodrigues Barbosa de-
dc.contributor.authorSeixas, Deuzalina de Oliveira-
dc.contributor.authorRêgo, Elizângela Carreiro do-
dc.contributor.authorGuerra, Rivalda de Jesus Moura-
dc.date.accessioned2015-06-12T14:06:00Z-
dc.date.available2015-06-12T14:06:00Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6610-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar o comportamento lúdico no desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino de matemática e português. A metodologia utilizada foi de natureza pratica, com abordagem qualitativa, que pode ser chamada naturalística, pois as atividades aconteceram dentro da sala de aula e no ambiente escolar, privilegiando, assim o ambiente natural dos educandos e permitindo maior aproximação com objeto observado, possibilitando momentos de intervenções na qual o pesquisador teve a oportunidade de identificar em atividades, conceitos matemáticos e de português dentro dos aspectos afetivo e social. Participaram da pesquisa a professora regente e os alunos de uma turma de alfabetização, que apresentam faixa etária entre seis e sete anos. Os dados do estudo foram coletados através de observação e anotados em fichas. A observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização entre o observador e o objeto em estudo. Dessa forma, o observador teve maior preocupação com o processo do que com o produto, sendo observado como é manifestado o comportamento social e afetivo dos educandos durante as atividades com jogos envolvendo conceitos de matemática e de português. Os resultados dessa pesquisa permitiram apontar que o lúdico implica uma dimensão evolutiva com as crianças apresentando características especificas e formas diferentes de brincar. Mostra que a brincadeira não apenas uma forma de liberdade ou entretenimento para gastar energia, mas os meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social e pode influenciar na aprendizagem. Conclui-se que a atividade lúdica é uma necessidade do ser humano, possui um papel construtivo no desenvolvimento do educando, fundamental para o raciocínio lógico, a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo o desenvolvimento da iniciativa, da imaginação, da criatividade e do interesse e contribui para o desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino da matemática e português na 1ª série do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T14:06:00Z No. of bitstreams: 1 40261022.pdf: 330274 bytes, checksum: 1f55c4f1f7685f5f04f3bf9216fa56a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-12T14:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40261022.pdf: 330274 bytes, checksum: 1f55c4f1f7685f5f04f3bf9216fa56a4 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.titleO lúdico no desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo e social no ensino de matemática e português na 1ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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