Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJoão, Renato Bastos-
dc.contributor.authorGomes, Amaral Rodrigues-
dc.contributor.authorLima, Arley Aparecido Barbosa-
dc.contributor.authorFerreira, Célia Alves-
dc.contributor.authorVersiani, Elaine Cristina Alves-
dc.contributor.authorCavalcante, Heliovalda Figueiredo da Fonseca-
dc.date.accessioned2015-06-12T14:19:56Z-
dc.date.available2015-06-12T14:19:56Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6613-
dc.description.abstractEste trabalho monográfico se propôs a refletir sobre a importância do lúdico para a aprendizagem nas séries iniciais. Tem como objetivo demonstrar como os jogos contribuem no processo de alfabetização dos alunos na faixa etária entre seis e sete anos da primeira série do Ensino Fundamental. O embasamento dessa pesquisa foram as fontes bibliográficas, onde enfatizou-se que a alfabetização é uma das fases fundamentais na vida escolar da criança e que nesse período ela ainda vivencia de maneira latente a sua ludicidade através do brincar. O brincar assume assim um papel essencial na construção de seus conceitos, de sua percepção de mundo. O brincar repercute na sua formação psicomotora, sócio-afetiva e cognitiva. Tendo isso como pressuposto a idéia é valorizar essa característica impregnada no espírito infantil que é o lúdico no seu processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e participante. Como instrumentos de pesquisa foram desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças de seis e setes anos da primeira série do Ensino Fundamental e a observação sistemática e participante. A análise de dados foi feita a partir dessas atividades lúdicas, onde se evidenciou a íntima relação entre os jogos e o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e físico-motor da criança; Enfim, concluímos que o brincar é um elemento indissociável da criança, assim a escola deve resgatar o lúdico, para assim resgatar o prazer de aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T14:19:56Z No. of bitstreams: 1 40261204.pdf: 211311 bytes, checksum: e1914f8e05a80fc1679336159b026e3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-12T14:19:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40261204.pdf: 211311 bytes, checksum: e1914f8e05a80fc1679336159b026e3c (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA importância do lúdico para a aprendizagem nas séries iniciais: a contribuição dos jogos no processo de alfabetização de alunos da primeira série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40261204.pdf206.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.