Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6613
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | João, Renato Bastos | - |
dc.contributor.author | Gomes, Amaral Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Lima, Arley Aparecido Barbosa | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Célia Alves | - |
dc.contributor.author | Versiani, Elaine Cristina Alves | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Heliovalda Figueiredo da Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T14:19:56Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T14:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6613 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico se propôs a refletir sobre a importância do lúdico para a aprendizagem nas séries iniciais. Tem como objetivo demonstrar como os jogos contribuem no processo de alfabetização dos alunos na faixa etária entre seis e sete anos da primeira série do Ensino Fundamental. O embasamento dessa pesquisa foram as fontes bibliográficas, onde enfatizou-se que a alfabetização é uma das fases fundamentais na vida escolar da criança e que nesse período ela ainda vivencia de maneira latente a sua ludicidade através do brincar. O brincar assume assim um papel essencial na construção de seus conceitos, de sua percepção de mundo. O brincar repercute na sua formação psicomotora, sócio-afetiva e cognitiva. Tendo isso como pressuposto a idéia é valorizar essa característica impregnada no espírito infantil que é o lúdico no seu processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e participante. Como instrumentos de pesquisa foram desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças de seis e setes anos da primeira série do Ensino Fundamental e a observação sistemática e participante. A análise de dados foi feita a partir dessas atividades lúdicas, onde se evidenciou a íntima relação entre os jogos e o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e físico-motor da criança; Enfim, concluímos que o brincar é um elemento indissociável da criança, assim a escola deve resgatar o lúdico, para assim resgatar o prazer de aprender. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T14:19:56Z No. of bitstreams: 1 40261204.pdf: 211311 bytes, checksum: e1914f8e05a80fc1679336159b026e3c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T14:19:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40261204.pdf: 211311 bytes, checksum: e1914f8e05a80fc1679336159b026e3c (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância do lúdico para a aprendizagem nas séries iniciais: a contribuição dos jogos no processo de alfabetização de alunos da primeira série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40261204.pdf | 206.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.