Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6614
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Renato | - |
dc.contributor.author | Carmo, Ana Antônio do | - |
dc.contributor.author | Costa, Sônia Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T14:28:19Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T14:28:19Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6614 | - |
dc.description.abstract | O Objetivo Geral deste trabalho foi despertar no docente a consciência do seu importante papel na formação de futuros cidadãos, capazes de refletir sobre suas atitudes em relação ao meio em que vive, para si e para as gerações futuras, como um caminho para a transformação sócio-ambiental. Os Objetivos Específicos consistiram em desenvolver meios para mostrar a importância da Educação Ambiental nas séries iniciais das escolas do Distrito Federal; Sugerir a aplicação, de maneira dinâmica e significativa, dos pressupostos da Educação Ambiental, expressos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Sugerir práticas e/ou alternativas para desenvolver os conteúdos em Educação Ambiental dos currículos escolares à práxis docente. Quanto à metodologia aplicada, a pesquisa teórica subsidiou o trabalho, a fim de reconstruir teorias, conceitos e idéias. Embora, a pesquisa teórica tenha embasado o trabalho como um todo, a pesquisa prática pôde ser observada em vários momentos do trabalho, por exemplo, ao propor e efetivar as ações no sentido de promover a Educação Ambiental, por meio das atividades desenvolvidas no decorrer do mesmo. Como resultado desta pesquisa pôde-se observar, por parte de suas autoras, uma nova maneira de fazer educação. A busca pelo conhecimento tornou-se algo sedutor e necessário, e o desafio de efetivar a Educação Ambiental de forma significativa, voltada para a construção do conhecimento e de novos conceitos, foi instigante para todos os envolvidos neste processo. Em relação aos alunos, constatou-se a apreensão do conhecimento de forma contextualizadora, desenvolvendo assim o senso crítico frente aos problemas ambientais do próprio contexto escolar e o trabalho conjunto e participativo. Foi possível perceber que somente por meio da Educação Ambiental será possível mudar o quadro de degradação ambiental e de inconsciência do homem, frente às questões ambientais. Assim as ações em Educação Ambiental devem promover a consciência ambiental, com vistas a atingir a sustentabilidade em todos os níveis. Neste sentido, a busca pelo conhecimento em EA e o planejamento de ações para a sua implementação fazem-se necessários e urgentes. Concluiu-se então, que fazer Educação Ambiental pressupõe persistência e insistência por parte dos educadores, pois mudar conceitos e valores resume-se em tarefa árdua, desse modo, a Educação Ambiental é um processo que deverá ser contínuo e permanente, para que seja capaz de mudar a cultura impregnada pelo pensamento equivocado, de que na natureza tudo se renova, para assim atingir a sustentabilidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T14:28:19Z No. of bitstreams: 1 40261221.pdf: 440666 bytes, checksum: b2dfcca90ed60eb79e5a17148ff2bd46 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T14:28:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40261221.pdf: 440666 bytes, checksum: b2dfcca90ed60eb79e5a17148ff2bd46 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Degradação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | A importância da educação ambiental nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40261221.pdf | 430.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.