Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6619
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paula, Nanci Martins de | - |
dc.contributor.author | Alves, José Conceição Lopes | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Juliana de Paula | - |
dc.contributor.author | Ramos, Lêda Barbosa | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luzia | - |
dc.contributor.author | Coelho, Maria de Fátima de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Valéria de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T18:35:22Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T18:35:22Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6619 | - |
dc.description.abstract | O estudo traz uma abordagem sobre o tema AVALIAÇO, analisando-a enquanto instrumento de aprendizagem, observando-a dentro do cotidiano escolar, abrangendo todo o fator circunstancial que a envolve. O todo que falamos está relacionado aos desejos, anseios e soluções. Em nosso trabalho, partimos do pressuposto de que mais importante que avaliar é proporcionar aos alunos um ensino de qualidade; esperado é que a partir deste, o professor possa refletir sobre sua prática avaliativa no fazer pedagógico, podendo instrumentalizá-lo em sua atividade docente. As fontes bibliográficas que nos auxiliaram foram as mais diversas; dentre elas. Podemos citar Luckesi, Vasconselos, Piaget, Hoffmam. Por meio do referencial teórico citado, chegando a uma compreensão maior acerca da avaliação escolar, que pode substituir a busca por resposta a nossas indagações. A metodologia foi de análise de dados de forma comparativa, utilizando questionário. Após a analise das respostas obtidas nos questionários, tanto dos alunos quanto dos professores, o grupo de pesquisadores constatou que a avaliação vem sendo utilizada com intuito de “aprovar” ou “reprovar” os alunos, assumindo, dessa forma, seu caráter excludente. Os professores mostram-se tão preocupados teoricamente em promover a aprendizagem, mas na realidade, em suas salas de aula, ainda utilizam praticas tradicionais que na maioria das vezes, só provocam sensações de medo e opressão. Sendo assim, pretendemos construir para uma mudança de postura por parte de todos os envolvidos, que a partir deste trabalho possam rever sua prática pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T18:35:22Z No. of bitstreams: 1 40254940.pdf: 216749 bytes, checksum: 5ff502f271f4223a50712da4c8e8f09e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T18:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40254940.pdf: 216749 bytes, checksum: 5ff502f271f4223a50712da4c8e8f09e (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A avaliação como fator determinante no processo ensino – aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40254940.pdf | 211.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.