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dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorAlves, José Conceição Lopes-
dc.contributor.authorRabelo, Juliana de Paula-
dc.contributor.authorRamos, Lêda Barbosa-
dc.contributor.authorRodrigues, Luzia-
dc.contributor.authorCoelho, Maria de Fátima de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Valéria de Moraes-
dc.date.accessioned2015-06-12T18:35:22Z-
dc.date.available2015-06-12T18:35:22Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6619-
dc.description.abstractO estudo traz uma abordagem sobre o tema AVALIAÇO, analisando-a enquanto instrumento de aprendizagem, observando-a dentro do cotidiano escolar, abrangendo todo o fator circunstancial que a envolve. O todo que falamos está relacionado aos desejos, anseios e soluções. Em nosso trabalho, partimos do pressuposto de que mais importante que avaliar é proporcionar aos alunos um ensino de qualidade; esperado é que a partir deste, o professor possa refletir sobre sua prática avaliativa no fazer pedagógico, podendo instrumentalizá-lo em sua atividade docente. As fontes bibliográficas que nos auxiliaram foram as mais diversas; dentre elas. Podemos citar Luckesi, Vasconselos, Piaget, Hoffmam. Por meio do referencial teórico citado, chegando a uma compreensão maior acerca da avaliação escolar, que pode substituir a busca por resposta a nossas indagações. A metodologia foi de análise de dados de forma comparativa, utilizando questionário. Após a analise das respostas obtidas nos questionários, tanto dos alunos quanto dos professores, o grupo de pesquisadores constatou que a avaliação vem sendo utilizada com intuito de “aprovar” ou “reprovar” os alunos, assumindo, dessa forma, seu caráter excludente. Os professores mostram-se tão preocupados teoricamente em promover a aprendizagem, mas na realidade, em suas salas de aula, ainda utilizam praticas tradicionais que na maioria das vezes, só provocam sensações de medo e opressão. Sendo assim, pretendemos construir para uma mudança de postura por parte de todos os envolvidos, que a partir deste trabalho possam rever sua prática pedagógicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T18:35:22Z No. of bitstreams: 1 40254940.pdf: 216749 bytes, checksum: 5ff502f271f4223a50712da4c8e8f09e (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA avaliação como fator determinante no processo ensino – aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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