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dc.contributor.advisorSalim, Cássia Maria Ramalho-
dc.contributor.authorSilva, Antonia Iane Pinho da-
dc.contributor.authorCampos, Emília da Rocha Silva-
dc.contributor.authorSilva, Maria Cristina Amaral Soares da-
dc.date.accessioned2015-06-12T18:37:41Z-
dc.date.available2015-06-12T18:37:41Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6620-
dc.description.abstractNa prática pedagógica o profissional da Educação depara costumeiramente com desafios, independente do tipo de escola privada ou pública, democrática ou autoritária, como também indiferente do nível de ensino infantil, fundamental ou médio. Um dos principais desafios enfrentado pelo professor é a questão disciplinar. A literatura tem apontado (La Taille, 2002.) que atualmente as atitudes indisciplinares do aluno têm aumentado consideravelmente. Faucout (1996) considera que o comportamento indisciplinado está diretamente relacionado com os valores de determinada comunidade. Entretanto, o estudo a este respeito, não tem sido realizado em contexto escolar. A maioria deles, apesar de referir a indisciplina escolar, determina usas concepções através das áreas da sociedade, psicologia e filosofia. A faixa etária dos alunos das séries iniciais, principalmente referindo-se a 3ª e 4ª série é variada, pelas referências e pelo atraso de entrar na escola. Outra questão a considerar então é a proximidade da adolescência, que consideravelmente diz respeito a um período turbulento e conflituoso, no qual pelas mudanças que ocorreram, nos diferentes âmbitos, físico, bioquímico, psicológico e social pode favorecer o aumento da questão da indisciplina do contexto escolar. Desta forma torna-se pertinente para a formação do professor, para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica e para a constituição de uma escola e ensino adequados, a elaboração de estudos sobre indisciplina na área pedagógica. Objetivo deste estudo teve como foco o estudo sobre as concepções de indisciplina, na perspectiva das várias ciências buscando os conhecimentos filosóficos, psicológicos e sociológicos desses conceitos para analisar as estratégias que são utilizadas na prática pedagógica diante da indisciplina no contexto educacional. A pesquisa selecionada pela natureza do estudo foi a qualitativa. Para a coleta de dados foram selecionados 17 professores de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 50 anos, em exercício profissional que atuam no ensino fundamental da rede pública de três cidades satélites do Distrito Federal: Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. Foi realizada uma entrevista estrutura a cada um dos sujeitos. Foi realizada uma análise do relato verbal de cada uma das respostas de cada um dos sujeitos. Os resultados indicam que o professor se vê diante do desafio da indisciplina na sala de aula, tem a concepção correta do que seja indisciplina e definem o comportamento indisciplinado de acordo com a literatura e sabe como solucionar o problema. Entretanto, na busca da solução destes problemas, muitas vezes as alternativas encontradas têm um conteúdo idealista, o que, significa que não se considera um conjunto de determinantes da realidade concreta. Espera-se que todo professor sozinho consiga se tornar interessante ou fazer do seu trabalho algo muito interessante para todos os alunos. O que pode ser impossível. Outra dificuldade de não se conseguir alcançar o nível de disciplina esperado pelos professores diz respeito a acreditar no seu papel. . É preciso que o professor acredite nas suas potencialidades, na sua condição de transformador, que se conceda o crédito de que pode, de que tem um papel a desempenhar, o qual é de vital importância para a sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T18:37:41Z No. of bitstreams: 1 40261508.pdf: 488860 bytes, checksum: 2467007ff0c382b9740f26c263482ee8 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.titleIndisciplina no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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